Ao todo, 250 pessoas trabalharam na realização do filme.
A DreamWorks Animation queria que o estúdio de animação Aardman Animations substituísse Peter Sallis, que fazia a voz de Wallace desde o primeiro curta-metragem, por algum ator americano mais conhecido. Segundo a revista Entertainment Weekly, a Aardman educadamente recusou recusou a sugestão e convidou Ralph Fiennes e Helena Bonham Carter, atores com forte apelo com o público, para dublar personagens do filme.
Nick Park, um dos diretores de Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, admite que Wallace tem uma semelhança com seu pai.
Cada personagem precisava de várias versões para cobrir uma gama de emoções e poses. Havia 43 versões de Gromit, 35 Wallaces, 16 Victor Quartermaines e 15 versões da Lady Totington, bem como 20 modelos de boca de diferentes formatos. Uma única linha de diálogo, com apenas algumas palavras poderia levar um dia inteiro para ser feita.
Como forma de preparação da equipe da Aardman Animations para a realização de Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais foram criados 10 curtas envolvendo os personagens e o universo do filme. Estes curtas foram disponibilizados na internet com o título "Wallace & Gromit: Cracking Contraptions", em 2002. O 1º deles, "Soccamatic", pode ser baixado gratuitamente, mas os demais apenas estão disponíveis para download após a inscrição no site ou a compra do DVD.
Os personagens Wallace & Gromit protagonizaram 3 curtas-metragens produzidos pela Aardman Animations: Wallace & Gromit: A Grand Day Out (1989), Wallace & Gromit: The Wrong Trousers (1993) e Wallace & Gromit: A Close Chave (1995). Todos foram indicados ao Oscar de melhor curta de animação, sendo que os dois últimos ganharam a estatueta.
Exibido na mostra Geração, no Festival do Rio 2005.
OSCAR
Ganhou
Melhor Filme de Animação
BAFTA
Ganhou
Melhor Filme Britânico