Inicialmente seria Eric Goldberg o diretor do filme, originalmente planejado como animação.
O diretor Spike Jonze foi convidado por Maurice Sendak, autor do livro o qual Onde Vivem os Monstros foi baseado.
Durante o processo de desenvolvimento do roteiro Jonze mantever contato constante com o autor. Eles discutiam as modificações na história e possíveis modelos para os monstros.
Vários garotos de diversos países foram testados para o papel de Max.
Os monstros foram interpretados por atores entre 1,8 e 2,4 metros de altura. As roupas foram criadas pela The Jim Henson Company, que também criou os Muppets.
Os atores atuavam por 45 minutos, tendo entre 10 e 15 minutos de descanso diante do ar condicionado após este período. Entretanto, diversos dublês declararam que esta regra não fora respeitada durante as filmagens, com os atores permanecendo nas roupas por horas e não tendo disponíveis os prometidos ar condicionados.
As Coisas Selvagens possuem nomes no filme, mas não no livro. Maurice Sendak os nomeou usando como inspiração nomes de seus parentes.
A Warner Bros ficou insatisfeita com o trabalho final apresentado por Spike Jonze, por esperar um filme de cunho muito mais familiar. Em 2008 o estúdio ordenou que cenas extras fossem rodadas, dando mais tempo e dinheiro para que Jonze fizesse as modificações necessárias.
GLOBO DE OURO
2010
Indicado
Melhor Trilha Sonora