O diretor Alfonso Cuarón recebeu um convite para dirigir Harry Potter e o Cálice de Fogo, mas o recusou ainda durante os trabalhos em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
Mike Newell é o 1º diretor britânico da série Harry Potter. Os anteriores, Chris Columbus e Alfonso Cuarón, são, respectivamente, americano e mexicano.
Inicialmente era intenção da Warner Bros. dividir o 4º livro da série Harry Potter em dois filmes, que seriam lançados nos cinemas com uma diferença de poucos meses entre eles. A proposta da divisão era para que as várias tramas do 4º livro pudessem ter espaço para ser trabalhadas em sua adaptação para o cinema.
O diretor Mike Newell foi contra a idéia de dividir o 4º livro em dois filmes, alegando que era possível eliminar algumas das sub-tramas para que a estória básica coubesse em um único filme.
Devido aos cortes propostos por Mike Newell, os Dursley e a personagem Molly Weasley ficaram fora de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Os atores John Malkovich e Rowan Atkinson estiveram cotados para interpretar o personagem Voldemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Mais de 3 mil garotas fizeram testes para a personagem Cho Chang, em 7 de fevereiro de 2004.
Mike Newell recebeu o cachê de US$ 1 milhão para dirigir Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Precedido por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).
Seguido por Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011).
OSCAR
2006
Indicação
Melhor Direção de Arte
BAFTA
2006
Ganhou
Melhor Cenografia
Indicações
Melhor Maquiagem
Melhores Efeitos Especiais
MTV MOVIE AWARDS
2006
Indicações
Melhor Herói - Daniel Radcliffe
Melhor Vilão - Ralph Fiennes
Melhor Equipe - Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint