Homem de Ferro é o primeiro filme produzido pela Marvel Entertainment sem a participação de qualquer distribuidora.
Em 1999 houve um contato com Quentin Tarantino para que dirigisse e escrevesse o roteiro do filme.
Em junho de 2001 os produtores negociaram com Joss Whedon, grande fã do personagem, para que dirigisse o filme.
Em dezembro de 2004 Nick Cassavetes foi contratado como diretor do longa, que inicialmente seria lançado nos cinemas em 2006.
Jon Favreau foi contratado para dirigir um filme do Capitão América, que seria lançado em 2009. Entretanto os produtores lhe ofereceram a oportunidade de dirigir Homem de Ferro imediatamente, a qual o diretor aceitou.
Nicolas Cage e Tom Cruise manifestaram interesse em interpretar Tony Stark.
Rachel McAdams era a primeira escolha do diretor para a personagem Virginia "Pepper" Potts, mas ela recusou o papel.
Stan Lee, criador do personagem Homem de Ferro, faz uma pequena ponta no filme.
Para se preparar para o filme Jeff Bridges e Gwyneth Paltrow leram diversas edições da revista em quadrinhos do Homem de Ferro.
Robert Downey Jr. treinou artes marciais cinco dias por semana, para ficar em forma para Homem de Ferro.
E ainda trabalhou por oito meses após o término das filmagens com a técnica de captura de movimento, de forma que os movimentos do Homem de Ferro fossem o mais realista possível.
Os três modelos da armadura do Homem de Ferro vistos em cena foram criados por Phil Saunders e Avi Granov. Granov trabalhava na revista em quadrinhos do próprio Homem de Ferro na época das filmagens.
Jon Favreau rodou Homem de Ferro na California, por considerar que muitos filmes recentes de super-herói foram feitos na costa leste dos Estados Unidos, especialmente em Nova York.
Durante as filmagens Jon Favreau preferiu improvisar nas cenas de diálogo, seguindo influência do diretor Robert Altman.
Nos quadrinhos o personagem Tony Stark torna-se o Homem de Ferro durante a Guerra do Vietnã. No filme esta situação foi atualizada para a Guerra do Iraque.
Seguido por Homem de Ferro 2 (2010).
OSCAR
2009
Indicações
Melhor Edição de Som
Melhores Efeitos Especiais
BAFTA
2009
Indicação
Melhores Efeitos Especiais