Média
4,4
657 notas
Você assistiu Carandiru ?
5,0
Enviada em 17 de junho de 2022
Carandiru

"Carandiru" foi lançado em 2003, escrito, produzido e dirigido por Héctor Babenco (além de contar com Victor Navas e Fernando Bonassi como roteiristas). O longa é uma superprodução baseada no livro 'Estação Carandiru', do médico Drauzio Varella, onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho de prevenção à AIDS realizado na Casa de Detenção de São Paulo.

"Carandiru" é um filme muito importante dentro do cenário das detenções brasileiras, de muita relevância para o cinema nacional, pois o longa foi baseado em histórias reais, nos retratando a realidade crua dos presídios brasileiros. Mesmo não sabendo da veracidade dos fatos apresentados, ainda assim podíamos vivenciar algumas das histórias dos detentos do presídio, o dia a dia de cada detento, pois o filme foi construído e rodado na própria prisão e usando muitos prisioneiros reais como atores. De fato é uma produção que traz uma representatividade de um fator histórico para o país.

Héctor Babenco (falecido em Julho de 2016) foi um grande cineasta argentino naturalizado brasileiro. Dono de grandes obras como "Pixote", "Brincando nos Campos do Senhor", além de "O Beijo da Mulher Aranha", pelo qual recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Diretor em 1986. Babenco chegou a se impressionar com às filmagens do longa e a afirmar que "Carandiru" era o filme mais realista que ele já fez, muito por contar com um novo tipo de realismo brasileiro inspirado no cinema moderno, por retratar um foco na realidade vivida naquele presídio, sendo muita das vezes considerado como um local inóspito, além, é claro, às inspirações vindas das memórias do livro de Drauzio Varella, sobre suas histórias de crime, vingança, amor e amizade vivenciadas ao longo dos mais de 12 anos em que trabalhou na Casa de Detenção de São Paulo.

"Carandiru" pode ser descrito como um docudrama ou como um testemunho dos prisioneiros locais, e nesse quesito eu considero um grande acerto do roteiro, pois de fato temos a história do que se passa dentro do maior presídio da América Latina, nos evidenciando como aquele local chegou a abrigar mais de oito mil presos. Por outro lado o roteiro sai da prisão ao nos relatar às história de alguns detentos sendo contadas diretamente para o Dr. Drauzio (Luiz Carlos Vasconcelos). Eu achei uma grande sacada do roteiro em unir ambas às partes, pois dessa forma o filme não pesou e teve uma grande suavizada em não focar apenas nos acontecimentos dentro do presídio - nota 10 para o roteiro!

De fato temos uma certa humanização por parte dos prisioneiros ao contarem suas histórias para nós, o que nos leva a verdadeira revolta ao presenciarmos o último ato do filme. Por sinal a melhor parte de todo o filme, pois a história culmina com o massacre de 2 de outubro de 1992 ocorrido no local, onde 111 prisioneiros foram mortos pela polícia. A rebelião teve início com uma briga de presos no Pavilhão 9 durante uma partida de futebol dos detentos. A intervenção da Polícia Militar, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, tinha como justificativa acalmar a rebelião no local. Bem, eu realmente não sei a veracidade dos fatos apresentados pelo filme, mas ao que pude notar, a intervenção policial foi feita de forma totalmente cruel, impiedosa e desumana, o que torna a revolta e o massacre do Carandiru ainda mais dolorosos aos olhos do público.
Após o massacre, o Carandiru passou pelo processo de desativação que culminou com a implosão de dois pavilhões do complexo no dia 9 de dezembro de 2002. Em julho de 2005, mais três pavilhões foram demolidos e no local foi construído o Parque da Juventude.

O elenco de "Carandiru" é absurdo, uma verdadeira obra-prima nacional!
Temos 3 atuações fantásticas que valem muito a pena serem exaltadas: Lázaro Ramos como Ezequiel, Milhem Cortaz como Peixeira e Wagner Moura como Zico. Atuações fortes, difíceis, arrojadas, compenetradas, impetuosas, uma verdadeira aula de cinema e de atuação, daquelas do mais alto escalão pra nenhum hollywoodiano colocar defeito.
Completando o elenco com o ator Luiz Carlos Vasconcelos como o Dr. Drauzio Varella, que vivenciou e dedicou grande parte da sua vida ao complexo penitenciário do Carandiru.
Rodrigo Santoro em um personagem incrível, fantástico, que marcou toda a sua carreira, pois de fato fazer a Lady Di não era fácil, mas ele realmente nos impressionou e nos simpatizou com uma atuação estupenda.
O saudoso Milton Gonçalves, que deu vida ao velho Chico, também se destacando como um personagem que criamos empatia instantaneamente.
O jovem Caio Blat (ainda com cara de menino) deu vida ao Deusdete, personagem que começa morno e cresce com o desenrolar da trama.
O sempre simpático Ailton Graça, que fez o grande garanhão, sempre atuando de forma leve e extrovertida.
Gero Camilo, o Sem Chance, outro personagem que simpatizamos instantaneamente, principalmente ao contracenar com Rodrigo Santoro.
Ainda tivemos a participação do saudoso Rapper Sabotage como Fuinha, sendo este o seu último filme, pois ele foi assassinado ainda antes do lançamento de "Carandiru" nos cinemas.

"Carandiru" é uma verdadeira obra-prima do cinema nacional, fez um sucesso estrondoso em sua época de lançamento, foi o 4º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado milhões de pessoas aos cinemas. "Carandiru" fez tanto sucesso que gerou uma série de TV, exibida em 2005, chamada "Carandiru - Outras Histórias". Os episódios narravam fatos anteriores aos exibidos no filme. De fato o longa de Héctor Babenco é muito bem dirigido, muito bem atuado, tem um roteiro fantástico, uma trilha sonora competente, uma fotografia bem destacada e uma direção de arte absurda.

"Carandiru" foi o melhor filme nacional que eu tive o prazer de assistir no cinema. Uma verdadeira aula histórica do cinema brasileiro, pois é completamente impossível falar de cinema nacional sem falar de "Carandiru". Um filme muito respeitado mundo afora, muito bem recebido pela crítica estrangeira, que ainda termina de forma catártica ao nos relatar as cenas reais da demolição da penitenciária.

"Carandiru" está entre os melhores filmes nacionais de todos os tempos. O longa pode não ser considerado uma obra-prima da história dos cinemas mundiais, mas com certeza é uma obra-prima do cinema nacional. [16/06/2022]
5,0
Enviada em 22 de setembro de 2015
História muito bem contada com um grande elenco. Recomendo!
5,0
Enviada em 13 de novembro de 2024
Baseado no livro "Estação Carandiru", de autoria do médico Dráuzio Varella, o filme faz um relato chocante da realidade do sistema carcerário brasileiro no seu maior auge de precariedade.
5,0
Enviada em 10 de junho de 2024
Olha, é um filme bem subestimado. Nunca vi ninguém colocando no seu "top3 filmes brasileiros".

Na minha opinião, sim, é o melhor filme brasileiro já feito.
lais!!

54 críticas

Seguir usuário

5,0
Enviada em 11 de janeiro de 2025
Um filme muito bom que retrata a realidade (ou não) penitenciária brasileira, eu realmente queria saber se aquilo acontece, se a “direção” sabe q há circulação de drogas, celulares, televisão, e não faz nada. Acredito q realmente ocorre, por ser um filme baseado em fatos reais, o “massacre” da pm só deixa mais explícito o quanto a polícia é corrupta #filmebomdapeste
5,0
Enviada em 4 de fevereiro de 2024
Esse filme é nota dez ,simplesmente um show de atuação , roteiro e direção, sendo superior a muitas obras de Hollywood.
Para mim um dos melhores filmes da história do cinema nacional.
Quer ver mais críticas?