Média
3,8
214 notas
Você assistiu A Voz do Coração ?

12 Críticas do usuário

5
6 críticas
4
3 críticas
3
0 crítica
2
3 críticas
1
0 crítica
0
0 crítica
4,0
Enviada em 21 de dezembro de 2015
O cinema está repleto de histórias de superação e de relatos de pessoas que venceram barreiras em busca de um objetivo. O filme francês A Voz do Coração, do diretor Christophe Barratier, reúne dois grandes clichês do cinema: o homem que repensa a sua vida diante da morte de uma pessoa querida e o professor que disciplina alunos inicialmente rebeldes, mostrando-os uma nova oportunidade de vida.

Em outras palavras, podemos definir A Voz do Coração como um encontro entre Cinema Paradiso, filme do diretor italiano Giuseppe Tornatore, e Ao Mestre Com Carinho, filme estrelado por Sidney Poitier. O filme começa com Pierre Morhange (interpretado, curiosamente, pelo mesmo ator que fez o Totó adulto de Cinema Paradiso), um maestro aclamado no mundo da música. Morhange se prepara para mais um concerto quando recebe a notícia do falecimento de sua mãe, Violette. Morhange retorna para a sua cidade natal e lá encontra Pepinot, um amigo que trará lembranças de sua infância e, principalmente, do homem que lhe revelou – e lapidou – o seu talento musical.

Morhange e Pepinot eram dois dos garotos que moravam no internato “Fundo do Poço”, instituição que abrigava meninos problemáticos. O local era, literalmente, um fundo do poço e um inferno, no qual os meninos eram tratados com muita rigidez (vide o lema “Ação, Reação!”) e pouco carinho. Ou seja, no lugar de “reformar” o caráter, a instituição só fazia aumentar a revolta dos garotos. Faltava no internato alguém com sensibilidade, alguém que fosse leniente (e não conivente) e cúmplice dos garotos. Esse alguém era Clarent Mathieu, o novo professor e inspetor da instituição.

Mathieu fica inicialmente chocado com a maneira como a disciplina é imposta aos garotos. Ele fica ainda mais abismado ao observar a complacência com que a equipe de professores trata o diretor do internato (que causava medo tanto nos meninos, quanto em Mathieu). Ele decide ir na contramão dos fatos e mostra que pode ser amigo dos seus alunos e, mesmo assim, exigir respeito deles. Entretanto, a disciplina continuava um problema, e é num daqueles momentos únicos que ele enxerga a solução. Mathieu é um músico frustrado e, ao ver os meninos cantarem harmoniosamente músicas de deboche, resolve montar um coral. É aí que se tem início ao desfile de clichês que passam pela grande tela na hora final de A Voz do Coração.

Indicado a dois Oscar 2005 (nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Canção Original, pela bela Vois sur ton chemin), A Voz do Coração é um daqueles filmes que é previsível (a platéia antecipa cada cena ou reviravolta); mas, mesmo assim, não perde o efeito e emociona, revolta e nos faz rir. Este é um exemplo de fórmula do cinema que nunca fica velha e que nunca cansará de ser visitada – e revisitada.
5,0
Enviada em 19 de janeiro de 2015
Emocionante e de uma sensibilidade ímpar. Adorei e indico a todos, principalmente educadores.
5,0
Enviada em 22 de fevereiro de 2015
Sensível ao ponto de expor o quanto nosso sistema educacional oprime e corrompe sem perder a emoção e sem deixar de indicar caminhos.
2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Eu assisti este filme e adorei, realmente é um filme que mostra a realidade nas escolas; a falta de recurso para os professores consegurem abordar uma certa atividade perante seus alunos nota 10 otimo filme.
5,0
Enviada em 22 de dezembro de 2014
Ótimo filme ! a história me prendeu do começo ao fim, combatendo raiva com amor,final bom..
5,0
Enviada em 22 de outubro de 2012
Pra quem trabalha com educação, é uma ótima maneira de aprender a educar de verdade, mesmo sendo em épocas diferentes. Ainda há salvação para a educação no nosso país.
2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Filme lindooo!
Thiago V.

5 críticas

Seguir usuário

4,0
Enviada em 20 de fevereiro de 2016
spoiler: O filme mostra a história de um maestro que retorna a sua cidade após a morte da sua mãe, e reencontra um amigo de infância que o faz relembrar desta época de sua vida e do professor que revelou seu talento musical. O maestro e seu amigo eram considerados meninos "problemáticos" e moravam em uma escola interna, em que era pregada a rigidez, principalmente pelo diretor da instituição, que adotava o lema da "ação e reação". Com a chegada de um novo inspetor, com um perfil mais humano e paciente com as crianças, se descobri que os alunos do colégio interno poderiam formar um coral, o que contribui muito para resolver o problema da indisciplina. No fim, o professor acaba se tornando amigo dos alunos e revela o talento do maestro para a música.
valter W

2 críticas

Seguir usuário

5,0
Enviada em 16 de outubro de 2014
Excelente filme!!! Valeu cada minuto. Emocionante! Do começo ao fim... algo raro nos filmes contemporâneos.
4,0
Enviada em 9 de junho de 2015
Adorei o filme. Mostra bem como era o ensino tradicional, daquele periodo.
Quer ver mais críticas?