Baseado no clássico personagem dos quadrinhos criado pelo belga Hergé, em 1929.
Em 2008, o nome do ator Thomas Sangster (Nanny McPhee - A Babá Encantada) surgiu como provável candidato ao papel de TinTin.
Somente em janeiro de 2009, o ator Jamie Bell (Billy Elliot) foi anunciado pela Paramount Pictures como o personagem principal.
O diretor, conhecido por inúmeros sucessos, retorna para a função que não ocupava desde 2008 quando lançou Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.
O cineasta divide ainda a produção com Peter Jackson (trilogia O Senhor dos Anéis) e Kathleen Kennedy, sua parceira em várias sucessos, como o clássico E.T. - O ExtraTerrestre, A Lista de Schindler e Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, entre outros.
O espectador encontra em As Aventuras de TinTin – O Segredo do Licorne a mesma tecnologia usada em Os Fantasmas de Scrooge, A Lenda de Beowulf e O Expresso Polar.
A música é de John Williams, dezenas de vezes indicado ao Oscar e presente em trilhas inesquecíveis como as de Indiana Jones, Guerra nas Estrelas, Harry Potter e a Pedra Filosofal, entre muitas outras.
Devido ao sucesso do personagem na Europa, seu lançamento aconteceu primeiro na Europa. em outubro de 2011.
Nos Estados Unidos, o filme chegou somente em 23 de dezembro e, no Brasil, somente em 20 de janeiro de 2012.
Lançado também com cópias 3D.
OSCAR
2012
Indicação
Melhor Trilha Sonora Original - John Williams
GLOBO DE OURO
2012
Indicação
Melhor Filme de Animação
BAFTA
2012
Indicação
Melhor Filme de Animação
Melhor Efeito Visual
SINDICATO DOS PRODUTORES - PGA
2012
Ganhou
Melhor Filme de Animação
GRAMMY
2013
Indicação
Melhor Trilha Sonora