Minha conta
    O Manto Sagrado
     O Manto Sagrado
    1953 No cinema | 2h 15min | Drama, Histórico
    Relançamento 1981
    Direção: Henry Koster
    Elenco: Richard Burton, Jean Simmons, Victor Mature
    Título original The Robe
    Usuários
    3,7 26 notas, 4 críticas
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Não recomendado para menos de 12 anos

    Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

    Trailer

    O Manto Sagrado Trailer Original 1:56
    O Manto Sagrado Trailer Original
    9.203 visualizações

    Elenco

    Richard Burton
    Personagem : Marcellus Gallio
    Jean Simmons
    Personagem : Diana
    Victor Mature
    Personagem : Demetrius
    Michael Rennie
    Personagem : Peter

    Críticas dos usuários: eles gostaram

    As melhores e mais úteis críticas
    José Aloísio
    José Aloísio

    10 seguidores 51 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 26 de abril de 2015
    Excelente. Estória fictícia... Um dos melhores filmes épicos bíblicos de todos os tempos. Trilha sonora de altíssima qualidade. Ótimo roteiro. A película teve como pano de fundo o manto que Jesus trajava até ao Calvário. O centurião romano Marcellus Gallio teve sentimento de culpa por ter participado da crucificação de Jesus Cristo; em consequência sofreu violento quadro depressivo; uma situação dramática... O autor teve a ...
    Leia Mais
    Edlaine P.
    Edlaine P.

    2 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 25 de outubro de 2014
    Exelente,Amei se pudesse assistiria muitas vezes pq é um filme de exemplo de coragem de fé e confiança em Deus...nota pra lá 10.000...
    sheila c.
    sheila c.

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 6 de abril de 2015
    Adorei.... Um filme que ensina muito,sobre fé,amor ...Se passar de novo vou assistir.
    Edna DBee
    Edna DBee

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 22 de dezembro de 2019
    Filme maravilhoso. Um tributo à amizade e à coragem, tanto quanto a fé. E a capacidade de mudança. Gosto tanto do filme que dei o nome ao meu blog com uma das frases dele. A do tribuno Gallio, quando está perturbado "Tu também estavas lá?" . Reparem também na excelente cena de luta de espadas de Richard Burton. E também ao belíssimo discurso do Tribuno a Calígula.

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Se não quer, tem quem queira!

    Inicialmente os direitos da adaptação do livro de Lloyd C. Douglas para o cinema pertenciam à RKO Pictures, tendo sido comprados na década de 40. Como o estúdio nunca levou o filme às telas, decidiu posteriormente por revender os direitos para a 20th Century Fox.

    Recusa

    O produtor Darryl F. Zanuck ofereceu o personagem Marcellus Gallio a Tyrone Power, como forma de conseguir a renovação de seu contrato junto a Fox. Power não aceitou a proposta.

    Pioneirismo

    Foi o segundo filme rodado em Cinemascope, mas o primeiro a ser lançado comercialmente nos cinemas americanos. O primeiro filme rodado neste formato foi Como Agarrar um Milionário (1953).

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade EUA
    Distribuidor Fox Film do Brasil
    Ano de produção 1953
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 5 curiosidades
    Orçamento 5 000 000 USD
    Data de retorno 31/12/1969
    Idiomas Inglês
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes : Melhores filmes do ano 1953, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 1953.

    Back to Top