Depois de pensar a respeito, Steven Spielberg decidiu não dirigir o longa, ficando apenas como produtor.
O jipe reparado por Zach e Gray é numerado "29", que é exatamente a mesma numeração do veículo turístico que John Hammond montou no início de Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993).
O personagem de Jeff Goldblum, Dr. Ian Malcolm, pode ser notado na capa de um livro que é lido por Zara (Katie McGrath), enquanto ela está sobre o monotrilho em direção ao parque. Uma cópia do mesmo é mostrada mais tarde na mesa de Lowery (Jake Johnson), na sala de controle, quando ele é introduzido pela primeira vez.
Primeiro filme da série a não contar com participações de Sam Neill, Laura Dern ou Jeff Goldblum. Esta foi uma decisão criativa de Colin Trevorrow: "Eu sei que muitos fãs querem ver os personagens originais de volta. Eles são icônicos. Porém, eu respeito demais esses atores para encaixá-los nessa história por minhas próprias razões sentimentais. Jurassic Park não é sobre a má sorte de três pessoas que continuam sendo 'jogadas' na mesma situação. A única razão para eles voltarem aquela ilha, seria se os roteiristas encontrassem um motivo para isso".
De acordo com o website concebido para parecer-se com a real plataforma digital do parque, Jurassic World está aberto desde 2005.
Primeiro filme da série Jurassic Park a não contar com dinossauros animatrônicos criados por Stan Winston, falecido em 2008. Ao contrário, os efeitos foram realizados pelo estúdio Legacy Effects, uma empresa formada pela antiga equipe de Winston. Uma das lojas em Jurassic World, Winstons, é nomeado em homenagem a Stan.
Há uma estátua do personagem John Hammond, fundador da empresa genética InGen e do Jurassic Park. Colin Trevorrow explicou que isso é, especificamente, honrar Sir Richard Attenborough, que desempenhou o papel em Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993) e O Mundo Perdido - Jurassic Park (1997). Attenborough havia falado sobre fazer outra aparição na franquia, mas sua saúde debilitada tornou-a altamente incerta. Infelizmente, Attenborough faleceu 24 de agosto de 2014. Está implícito a morte de Hammond no filme, devido aos eventos anteriores, e assim permanecerá.
A música presente no trailer é uma capitulação do tema original de John Williams. Isto marca o primeiro filme "Jurassic" de Michael Giacchino, no entanto, um de seus primeiros trabalhos como compositor foi a música para o jogo de PlayStation do O Mundo Perdido - Jurassic Park.
O gyrosphere foi idéia de Steven Spielberg. De acordo com Colin Trevorrow, Spielberg "queria criar uma maneira das pessoas estarem fisicamente próximas aos animais, torná-la viável, uma experiência sem obstáculos. Ele segue por uma trilha mas, uma vez que você está lá fora, é possível transitar ao redor do vale ".
Jurassic Park - Parque dos Dinossauros é um dos filmes favoritos de Chris Pratt. A primeira vez que o viu, foi no dia de sua estreia.