Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
996 seguidores
1.229 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 6 de dezembro de 2024
Noah Baumbach aborda com precisão as complexidades de uma família em colapso em A Lula e a Baleia (2005). Inspirado em sua infância, o filme segue Bernard (Jeff Daniels) e Joan (Laura Linney), cujo divórcio abala os filhos Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline).
Com uma mise-en-scène naturalista, Baumbach explora os impactos do divórcio sobre os meninos: Walt idolatra o pai, mas enfrenta desilusões, enquanto Frank revela comportamentos autodestrutivos. O roteiro equilibra humor e dor, transformando dramas cotidianos em um retrato visceral das falhas humanas.
O enredo é um pouco previsível após um início impactante, mas o filme se destaca pela força de seus diálogos e performances. Especialmente memorável, Jeff Daniels constrói Bernard como um homem egocêntrico e vulnerável, encapsulando o tema central: o confronto entre idealizações e realidades familiares. A profundidade emocional e o tom equilibrado entre drama e comédia são o que realmente fazem o filme se destacar
Um filme que retrata muito bem o divorcio. Um filme curto que não fica enrolando, isso é muito bom. Não é um grande filme, mas é um bom filme de fim de noite
Eu encontro em A Lula e a Baleia a simplicidade que sofistica, um drama familiar posto de forma única em uma junção de detalhes. Vivi 13 dias dessa década, mas pelas imagens que a tenho por meios viáveis pra se guardar na memória, é tão magistral ao retratar os anos 80, figurino, decoração, o clima em geral, que dá a sensação de ter sido real filmado nesses anos. Vi um Jeff Daniels como nunca tinha visto(tom dramático sim, mas não entregue de tal jeito à ele), está impecável na pele do Bernard Berkman e os demais atores seguem o elogio formando um perfeito elenco com belas interpretações para esse drama. Excelente filme que merece ser apreciado, e que te faz ter uma reflexão do significado.
Jeff Daniels Estela esse drama familiar com um roteiro muito bem inscrito, mas que peca em seu desenvolvimento, acabando por finalizar de uma forma bem tão bacana.
O filme até que podia ser interessante, mas o uso de palavras chulas e constrangedoras denigrem o mesmo! Para se fazer um bom filme tem que ter essas apelações? Não sou moralista mas para um entretenimento sadio situações como as que se apresenta no filme são desprezíveis e constrangedoras! Tanto palavreado grosseiro e a mãe do garoto meteu a mão na cara quando ele levantou um dedo em riste!!!! Acato as opiniões contrárias!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade