O filme é baseado no livro de mesmo nome, que conta a história real de Marie-Louise Habets. As irmãs de Audrey Hepburn no filme são Marie e Louise em homenagem a verdadeira "Irmã Luke".
O papel da Irmã Luke foi oferecido a Ingrid Bergman, mas ela recusou alegando que não tinha mais idade para interpretar esse papel, e propôs o nome de Audrey Hepburn.
Dentre os filmes que tinha feito, esse era um dos favortios de Audrey Hepburn, e também foi um dos mais bem sucedidos financeiramente.
Depois de adquirir os direitos autorais sobre o livro, o diretor Fred Zinnemann teve dificuldades para encontrar um estúdio que quisesse transformá-lo em um filme, dizendo que a história era desprovida de ação. Mas depois que Audrey Hepburn demonstrou interesse em interpretar a protagonista, começou um guerra de ofertas para patrocinar o longa. Quem ganhou foi a Warner Bros, rendendo ao estúdio um dos filmes mais aclamados do ano e seu maior sucesso de bilheteria em 1959.
O filme foi rodado em locações como Roma (Itália), Bruges (Bélgica), Stanleyville, hoje conhecida como Kisangani (Congo), e uma colônia real de leprosos no Congo.