Simplesmente magnífico! Pude ver certamente uma das três melhores animações que já vi. Primeiramente destaco a qualidade fenomenal da animação, especialmente com elementos tão difíceis de se reproduzir em 3D como pelos e água e as alterações do ambiente em elementos como vento, chuva, etc. Além é claro das expressões faciais tanto dos ratos quanto dos humanos. Isso sem falarmos na reprodução de vários cenários da belíssima Paris numa direção de arte, figurino e fotografia impecáveis. A movimentação dos personagens são bem detalhistas e realistas deixando tudo muito mais verossímel. A relação de humanos e animais foi tratada de modo único, não forçando diálogos entre os animais (que se compreendiam apenas entre eles) e os humanos (que só se compreendiam entre eles), criando ainda assim uma compreensão mútua em uma linguagem própria e universal. Ainda podemos citar o final que encontrou uma solução feliz, porém mais realista e satisfatória.
Trata-se de mais uma direção perfeita de um dos mestres da animação Brad Bird ("Os Incríveis") com seus planos de filmagem, a edição empolgante e o roteiro simples e emocionante realmente são pontos marcantes dessa obra. O roteiro soube trabalhar uma história simples, cheia de mensagens pontuais e que atingem em cheio seu público-alvo: a família, sem quaisquer restrições. O filme mescla com sabedoria cenas engraçadas, mais emocionantes e romãnticas na medida certa. Ainda devemos citar a maravilhosa trilha sonora escolhida a dedo e que nos envolve a cada cena. Os personagens são muito cativantes (desde os mocinhos até os vilões) e o desenrolar da história cumpre todas as expectativas geradas desde a primeira cena.
Um filme que nos passa lições valiosas de amizade e amor, de acreditar nos seus sonhos por mais impossíveis que possam parecer, que até os mais humildes podem chegar a grandes posições se há força de vontade, persistência e acima de tudo talento para o que se propõe a realizar, acreditar que as amizades podem surgir de quem e em momentos em que menos esperamos, a importância de reconhecer o talento e saber da importância de todos para o sucesso da equipe.
Cito também algo extremamente importante dito pelo personagem crítico gastronômico Anton Ego: "O mundo costuma ser hostil aos novos talentos" mas devemos sempre dar chances ao novo. Outra citação importante: "Nem todos podem se tornar grandes artistas, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. É difícil imaginar origem mais humilde do que deste gênio que agora cozinha no "Gusteau's".
Um filme singelo, sensível, original emocionante, especialmente em sua última meia hora e com uma qualidade inquestionável é o que devemos esperar deste filme. Imperdível para qualquer idade e a qualquer momento. Mais um acerto da Disney/Pixar e extremamente merecedor do oscar de melhor animação. Realmente se trrata de uma obra-prima do gênero, perfeito !!