O longa estava programado para ser lançado em dezembro de 1963, mas Burt Lancaster insistiu que a data fosse adiada, pois estava muito perto do assassinato do presidente John F. Kennedy.
Este filme nunca foi lançado no Brasil, devido ao Golpe Militar que aconteceu em abril de 1964. Os generais, responsáveis pelo que aconteceu com o governo, censuraram o filme.
Por razões de segurança, o Pentágono proibiu equipes de câmera perto das entradas do complexo, mas o diretor John Frankenheimer queria uma filmagem de Kirk Douglas entrando no edifício. E então eles montaram uma mini van com uma câmera dentro para filmar Douglas, com um uniforme de coronel Marinho completo, subindo os degraus do Pentágono. As saudações que Douglas recebeu nessa cena eram reais, pois os guardas não tinham motivos para acreditar que era para um filme!
O filme é ambientado num futuro próximo, relativo a 1964, mas a data exata nunca é dada, tanto no filme quanto no livro. Enquanto pistas sutis no filme sugerem que a provável data é em maio de 1975, a limusine do Senador Prentice tem adesivos na sua placa de licença para 1969 e 1970.