Steve McQueen recebeu uma proposta para atuar em Operação França, mas a recusou por já ter interpretado um policial em Bullitt (1968).
Jackie Gleason esteve cotado para interpretar Jimmy "Popeye" Doyle, mas foi vetado pela 20th Century Fox devido ao fracasso comercial de Gigot (1962).
James Caan e Peter Boyle recusaram o personagem Jimmy "Popeye" Doyle.
Segundo o diretor William Friedkin, o colunista Jimmy Breslin, de um jornal de Nova York, foi contratado para interpretar o personagem Jimmy "Popeye" Doyle. Porém, após 3 semanas de ensaios, o diretor decidiu por substituí-lo.
Fernando Rey foi contratado por engano para atuar em Operação França. Friedkin queria um ator que ele lembrava ter visto em A Bela da Tarde (1967), mas não lembrava o nome. O diretor de elenco disse que era Rey, que foi então contratado. Ao encontrá-lo no aeroporto é que Friedkin percebeu que não era ele o ator que tinha em mente, além de descobrir que Rey não falava francês. Friedkin chegou a pensar em demiti-lo, mas ao saber que Francisco Rabal, o ator que tinha em mente para o papel, não estava disponível e não falava inglês, decidiu por manter Rey no elenco.
Gene Hackman e Roy Scheider fizeram patrulha com os policiais Eddie Egan e Sonny Grosso durante um mês, antes do início das filmagens, para pegar melhor o espírito de seus personagens. Posteriormente Egan e Grosso fizeram pequenas pontas como supervisores da polícia.
Todos os extras usados na 1ª cena no bar eram na verdade oficiais de polícia.
As filmagens ocorreram entre dezembro de 1970 e fevereiro de 1971.
A sequência de perseguição foi rodada fora de ordem, durante um período de 5 semanas. A batida de carro que ocorre durante esta sequência não foi planejada, mas foi mantida no filme devido ao seu realismo. O homem que teve seu carro atingido tinha deixado sua casa a poucas quadras daquele local, sem saber que ali seria rodada esta cena. Posteriormente os produtores pagaram os danos causados ao carro.
Foi o 2º filme de censura R a ganhar o Oscar de melhor filme, o anterior foi Perdidos na Noite (1969). William Friedkin, aos 36 anos, foi o mais jovem vencedor do Oscar de melhor diretor.
Seguido por Operação França 2 (1975) e Popeye Doyle (1986).
OSCAR
1972
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Diretor - William Friedkin
Melhor Ator - Gene Hackman
Melhor Roteiro Adaptado - Ernest Tidyman
Melhor Edição
Indicações
Melhor Ator Coadjuvante - Roy Scheider
Melhor Direção de Fotografia
Melhor Som
BAFTA
1973
Ganhou
Melhor Ator - Gene Hackman
Melhor Edição
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - William Friedkin
Melhor Trilha Sonora
GLOBO DE OURO
1972
Ganhou
Melhor Filme - Drama
Melhor Diretor - William Friedkin
Melhor Ator - Drama - Gene Hackman
Indicação
Melhor Roteiro - Ernest Tidyman