Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Rosana Botafogo
1 seguidor
65 críticas
Seguir usuário
2,0
Enviada em 1 de setembro de 2024
Antecessor de grandes filmes de gângster policial, aqui apenas mediano, um pouco cansativo e longo, pouca conexão e personagens apáticos, extrema seriedade, afinal baseada em fatos criminais históricos e apesar das 7 indicações e 5 Oscar não me apareceu... A icônica cena de perseguição de um carro a um trem elevado (seria o precursor de Velozes e Furiosos) muito bom, hoje apenas muito bom, deu me preguiça, faltou me simpatia e empatia, enfadonho...
Filme legal, ele mostra a crueza dos filmes naquela época, início da década de 70, e ainda venceu o oscar de melhor filme, gostei dos cenários, a bela cidade de new york, e os carros antigos muito fera, e tem algumas cenas de ação, com destaque pro tiroteio no final, enfim obviamente um filme ultrapassado, mais considero assistivel, legalzinho.
Qual não foi minha surpresa quando, após ver o filme, descobri que ele venceu 5 Oscar, entre eles o de Melhor Filme. Hoje foi o pior dia da minha febre. Vi o filme fragmentado. Hora dormia, hora não tinha paciência, mas a grande parte foi culpa da febre mesmo. O que permaneceu foi uma sensação estranha, de ser um filme acima da média, da direção ao roteiro e a atuação. Uma surpresa positiva para um dia inóspito. Curiosidade. Os demais Oscar que ganhou foram, Melhor Ator (Gene Hackman), Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Edição. Nota do público: 7.8 (IMDB) Nota dos críticos: 98%(Rotten Tomatoes) Bilheterias EUA - $51 milhões Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
Antes de assistir "Operação França",eu já tinha admirado a direção de William Friedkin em "O Exorcista".São gêneros completamente diferentes,mas ainda assim,bem parecidos.A fotografia e o figurino são as categorias mais lembradas. Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1972,"Operação França" conseguiu desbancar filmes como "A Última Sessão de Cinema" e " Laranja Mecânica",dois super filmes.Esse é um filme que te prende com ótimos diálogos,era um filme que não se via em Hollywood naquela época.Indicado também ao Oscar de Melhor Ator,Gene Hackman faz um trabalho impressionante,sem contar que foi um dos filmes responsáveis por colocá-lo no estrelato. É um típico filme americano.Com um roteiro bem trabalhado,envolvendo a máfia local e seus personagens.Perseguições com os clássicos carros,que dá um charme a mais.Uma cena quase no final merece super destaque.Uma perseguição que envolve Gene e um gângster que o tenta matá-lo.Gene em um carro,o atirador em um trem.Uma cena bem produzida,e que não se ver muitos cortes na sequência. Com certeza,'Cloudy e Popeye' são uma das melhores duplas do cinema.
Em 1962 a policia da cidade de Nova York, setor de narcóticos, com ajuda da Policia Federal consegue desbaratar poderosa quadrilha que traficava entorpecentes, tendo apreendido nesta operação a maior quantidade de tóxicos de toda história policial dos Estados Unidos até então. Em 1969, o desconhecido escritor Robin Moore escreve um livro baseado naqueles acontecimentos e sua obra teve certa repercussão pelos fatos relatados e desconhecidos do público. Com base no livro de Moore, a versão cinematográfica daqueles eventos tem produção de Phillip D`Antoni com direção de William Friekin. O roteiro é de Ernest Tydiman e está bastante modificado do livro, tendo acrescentado mais ação e alguns tiroteios. O filme do inicio ao fim é arrebatador com sequências espetaculares, mostrando a ação heroica de dois detetives, Sonny Grosso e Eddie Egan em luta contra traficantes. Mostrando em algumas cenas o submundo de Nova York, o diretor Friedkin cria um clima insólito para dois policiais que mesmo assim não recuam. O ponto alto do filme é uma perseguição que Gene Hackman ( Eddie Egan ) emprrende atrás de um trem do metrô. A violência desenfreada mostrada através de um tiroteio de rua, a perseguição pelas frias ruas de Nova York e a cena do metrô onde o detetive segue o chefe da organização (Fernando Rey), tornam esta obra um fenômeno no gênero.
Ótimo filme... pra dormir! Algo característico da maioria dos setentistas, no filme inteiro, não acontece nada. Não reclamo da falta de ação, pois um bom thriller não depende de ação, O filme é pobre em elementos de trama.
Filme Bom! atuação esplendida de Gene Hackman, e o grande Roy dando um verdadeiro show de atuação. Um dos melhores filmes policiais da história do cinema.
Um ótimo filme... a cena de perseguição ao metrô é incrível, bem realista, bota no chinelo vários filmes atuais. A atuação de Gene Hackmam é outro aspecto notável, sua busca insaciável para desbaratar a quadrilha surpreende o espectador... sem falar das passagens musicais que casam bem com o ritmo envolvente da trama.
Vocês que difamam esse filme por ter tirado o Oscar de melhor filme/diretor/edição e roteiro adaptado do "Laranja Mecânica" parem e pensem! Não foi por acaso (menos o Oscar de ator, foi um tanto triste o Malcolm McDowell nem sequer ser indicado). O Oscar já cometeu muitos erros (muuuitos), mas não foi injusto esse acontecimento em 1972. Operação França é um dos melhores filmes policias já feitos, é revolucionário e inovador em alguns sentidos. A vida não se resume e nem é só festivais. Apreciem Laranja Mecânica, e apreciem Operação França do grande Friedkin.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade