Uma audição aberta foi realizada em Nova York e Los Angeles, na esperança de escalar um jovem ator desconhecido para o papel de Fat Albert. Após a busca exaustiva e infrutífera em ambas as cidades, os produtores ofereceram o papel a Kenan Thompson.
Bill Cosby, que aparece como ele mesmo, era a voz de Fat Albert, bem como outros personagens, na série de TV animada Gordo Alberto & A Turma Cosby (1972).
Alguns personagens do filme tem seus nomes originados de antigos rascunho de Bill Cosby, tal como o nome de sua namorada, Doris, sua pista de corrida e salto em altura no Temple e de salto alto, e os "Buck, Buck" desenho que abre a parte animada do filme.
A pré-produção começou em 1993. Tracy Coley foi originalmente escalado como Fat Albert. Mas, a produção estagnou, já que nenhum estúdio estava interessado nele. A produção foi retomada em 2001 e Omar Benson Miller foi escalado como Fat Albert, mas logo em seguida, o projeto parou novamente.
Forest Whitaker era o diretor original do filme, mas deixou o projeto alegando diferenças criativas.
As pessoas listadas nos créditos finais da transmissão dos desenhos animados TV Land são verdadeiros profissionais de Hollywood, e alguns estão cerditados na equipe deste filme. O primeiro da lista, D. J. Gugenheim é listado como "Asst. A Z. Diddy". O apelido de Joel Zwick durante a produção era Z. Diddy, e D. J. Gugenheim era seu assistente.