Poucos sabem, mas A Lagoa Azul é a refilmagem de um filme inglês de 1949, também chamado
A Lagoa Azul.
O ator Matt Dillon era a escolha inicial para o papel de Richard, mas desistiu. A partir daí ficou difícil encontrar um ator disposto a dar vida ao companheiro de Emmeline. John Travolta chegou a fazer testes, mas também desistiu. Christopher Reeve também fez audições para interpretar Richard, mas acabou priorizando seu compromisso com a Superman II. Sylvester Stallone e John Belushi chegaram a ser cogitados, sendo que Belushi foi descartado por ser considerado "engraçado demais". Richard Gere recebeu uma proposta, mas não se interessou. No último dia de audições para o papel de Richard, Sean Penn se apresentou para os testes, mas perdeu a vaga, para Christopher Atkins.
Depois de assistir o filme, o herpetólogo (especialista em répteis) John Gibbons, da Universidade do Pacífico Sul, percebeu que as iguanas que apareceram no filme eram uma espécie distinta, que nunca tinha sido vista ou documentada antes. Gibbons foi até Nanuya Levu, ilha de Fiji onde A Lagoa Azul foi filmado e batizou a espécie de Iguana Cristada de Fiji.
Foi utilizada uma dublê em todas as cenas de nudez da personagem Emmeline. Para evitar que seus mamilos aparecessem no filme, a atriz Brooke Shields teve de colar seu cabelo nos seios.
Seguido por De Volta à Lagoa Azul (1991).
OSCAR
Indicação
Melhor Fotografia
GLOBO DE OURO
Indicação
Melhor Revelação Masculina - Christopher Atkins
FRAMBOESA DE OURO
Ganhou
Pior Atriz - Brooke Shields