Em 30 de março de 1988 chegava aos cinemas dos EUA um dos personagens mais carismáticos e bizarros da grife Tim Burton: Beetlejuice. O filme, que no Brasil recebeu o título de Os Fantasmas se Divertem foi um sucesso de bilheteria na época, arrecadando nos EUA mais de US$ 73 milhões (para um orçamento de US$ 15 milhões), e chega aos 25 anos com aura de cult. Para comemorar o aniversário, separamos dez curiosidades sobre a produção estrelada por Michael Keaton (Betelgeuse/Beetlejuice), Alec Baldwin (Adam Maitland), Geena Davis (Barbara Maitland), Winona Ryder (Lydia Deetz), Catherine O'Hara (Delia Deetz), Jeffrey Jones (Charles Deetz) e Glenn Shadix (Otho) - se você não viu o filme, cuidado com os spoilers:
1 - Tim Burton queria escalar Sammy Davis Jr. como o "bio-exorcista" Beetlejuice/ Betelgeuse, mas o estúdio não aceitou.
Beetlejuice
2 - Michael Keaton filmou sua participação em apenas duas semanas e, apesar de ser o personagem título, aparece em pouco mais de 17 dos 92 minutos de filme.
beetlejuice
3 - O estúdio não gostava do título original Beetlejuice, inspirado na constelação Betelgeusem, e queria batizar o filme de House Ghosts.
Beetlejuice
4 - Jack Skellington, personagem protagonista de O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993), aparece pela primeira vez em Os Fantasmas se Divertem (a caveira sorridente aparece no topo do chapéu circo/carrossel de Beetlejuice).
Beetlejuice
5 - O roteiro original de Michael McDowell descrevia Beetlejuice como um demônio reptiliano alado e seria um filme de horror puro, sem espaço para a comédia.
Beetlejuice
6 - Catherine O'Hara entrou para o elenco do filme para substituir Anjelica Huston que, doente, precisou abandonar a produção.
Beetlejuice
7 - A famosa cena do jantar seria embalada por uma música do grupo The Ink Spots, mas Jeffrey Jones e Catherine O'Hara achavam que a trilha deveria ser algo na linha do calipso, estilo musical afro-caribenho. Foi aí que Danny Elfman sugeriu "Banana Boat Song" de Harry Belafonte.
8 - Beetlejuice usa diversos figurinos ao longo do filme, incluindo, além do famoso terno listrado, trajes de cowboy, guia de turismo, detetive dos anos 40, roupão de banho e um smoking rosa.
Beetlejuice
9 - Pelas persianas da sala em que Adam e Barbara esperam é possível ver dois esqueletos coloridos que depois seriam vistos em Marte Ataca! (1996), além de um homem de terno preto, chapéu e óculos Ray-Ban que lembra Jake Blues de Os Irmãos Cara de Pau, personagem de John Belushi (comediante que morreu em 1982).
Beetlejuice
10 - Em 1990, Tim Burton contratou Jonathan Gems para escrever uma sequência intitulada Beetlejuice Goes Hawaiian. A ideia do filme era misturar cenários praianos de surfe com expressionismo alemão, mas depois de várias versões o roteiro foi engavetado. Em setembro de 2011 a Warner contratou Seth Grahame-Smith, que colaborou com Burton em Sombras da Noite e Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros para escrever e produzir uma nova continuação de Os Fantasmas se Divertem.
Beetlejuice
fantasmas que estao sendo incomodados por seres vivos,e fazem o possivel para se livrarem dessas pessoas mas nada funciona, legal vale a pena este filme