Criticar e satirizar a religião pode ser batido hoje em dia, mas em 1983 essa pérola foi um escândalo. As freiras com tendências homossexuais e usuárias de entorpecentes chocaram a ponto do filme ser rejeitado por Cannes.
A princípio, essa dualidade pode ser considerada exagerada, mas é a forma que Almodóvar encontra de criticar o radicalismo das alas mais tradicionalistas da Igreja Católica. O correspondente paralelo aos exageros do hedonismo é o conservadorismo religioso, especialmente a imagem de uma freira, que no imaginário popular, são sinônimo de santas. Portanto, pecados "mais leves" não seriam suficientemente efetivos para retratar o lado imoral dessas irmãs, uma vez que a intenção do diretor é questionar a moralidade incorruptiva dos membros da Igreja, que estava muito forte na época.
Essa força da Igreja se deve ao Franquismo, um regime nacionalista que promovia o conservadorismo e o catolicismo. Dado esse contexto, outras críticas ao modo de pensar Católico são tecidas ao longo do filme, e às vezes, até de forma humorística, que cai muito bem no tom que o diretor quer imprimir. Os nomes pejorativos que as freiras se dão, além de ser engraçado, questiona os limites da auto depreciação e servidão.
Porém, mesmo com essa premissa excitante e crítica certeira, o filme não se desenvolve muito bem. Muito se deve às falhas do roteiro enquanto trama e enredo. Os arcos dos personagens não tem profundidade e não sofrem nenhum impacto em seu modo de vida, mesmo estando em um ambiente pesado com uma freira se picando de heroína e outra dropando LSD. Personagens e situações são inseridos sem nenhum motivo, como o romance entre a freira e o padre. Essa superficialidade dos personagens traz ao filme um tom episódico que nos distancia do peso que as decisões tomadas pelos personagens deviam ter.
Tecnicamente o filme não envelheceu muito bem. É claro que seria absurdo cobrar perfeição técnica de uma produção sem grandes recursos de uma época com tecnologia menos desenvolvida. Porém, a atuação limitada de algumas atrizes e alguns recursos grotescos (como o áudio do rugido do tigre), garante que a obra não tenha seu valor atemporal.
É justo eu dizer que esse filme é ruim? Sim. Porque, em muitos aspectos, é. Mas ao mesmo tempo, sua ousadia e subversão te cativa, e em sua época, foi muito importante para desmistificar o estigma de santidade que pairava na Transição Espanhola.