O projeto de rodar mais um filme da série O Exorcista veio à tona quando o filme original foi relançado nos cinemas com grande sucesso, em 2000.
Inicialmente o diretor de O Exorcista - O Início seria John Frankenheimer, que abandonou o projeto um mês antes de falecer, ainda antes do início das filmagens.
O diretor Paul Schrader foi demitido pela Morgan Creek Productions após a conclusão das filmagens, por ter entregue um filme que, segundo ele, era um drama psicológico e não um filme de terror. Em seu lugar o estúdio contratou Renny Harlin, que rodou novamente cerca de 90% das cenas do filme, além de retirar dois personagens da versão que Schrader havia feito.
As cenas extras rodadas por Harlin custaram mais US$ 8 milhões aos produtores.
Os atores Liam Neeson, Ryan Phillippe e Kerr Smithestiveram cotados para interpretar o padre Merrin em O Exorcista - O Início. Neeson chegou a estar contratado pelos produtores, mas deixou o projeto após o falecimento de John Frankenheimer.
Inicialmente o responsável pela trilha sonora de O Exorcista - O Início era Michael Kamen, que foi substituído por Christopher Young.
Este é o 4º de uma série de filmes baseados nos personagens. Os demais são O Exorcista (1973), O Exorcista II - O Herege (1977) e O Exorcista III (1990).
O Exorcista - O Início é uma prequel dos eventos exibidos em O Exorcista (1973).