O primeiro filme que eu vi de Billy Wilder foi Crepúsculo dos Deuses e fiquei admirado com o que eu vi que depois desse eu passei a ver outros que foram: Quanto Mais Quente Melhor; O Pecado Mora ao Lado e A Montanha dos Sete Abutres.
Todos esses filmes me emocionaram de acordo com a sua proposta e com isso eu pensei: Esse diretor é muito, muito, muito bom! Ele tem uma visão bem diferente de fazer seus filmes, a narração e os diálogos são simplesmente ótimos. Tenho um carisma por ele e já quero ver outros filmes deles que já estão selecionados que são: Cinco Covas no Egito; Inferno Nº 17; Águia Solitária e Se meu apartamento falasse. Mal vejo a hora de poder apreciar esses outros, mas falando agora sobre a 'Irma La Douce'
Irma La Douce, de Billy Wilder (1963
Irma La Douce (Shirley MacLaine) é uma das prostitutas mais procurada de Paris. Ela faz ponto na Rua Casanova e apesar da prostituição ser proibida, existe um acordo no qual cafetões e prostitutas pagam propina para os policiais que cobrem a área da Rua. Porém um policial honesto, Nestor Patou (Jack Lemon), chega para trabalhar na rua Casanova, mas acaba sendo demitido por fazer cumprir a lei. Em meio a este processo, Patou se apaixona por Irma e ainda se torna seu cafetão. Coberto de ciúmes, ele faz de tudo para atrapalhar os "negócios" e assim poder ter uma vida normal, de fato, com sua amada.
De fato é uma comédia gostosa de se ver, mas acredito que aqui Billy Wilder prolongou um pouco a história, pois chega a ficar um pouco pesada para poder continuar, mas entre um momento e outro Billy consegue quebrar o gelo e dar uma nova engrenada na história.
Jack Lemmom mandou muito, muito bem mesmo quando começou a fingir ser o 'Lorde X', sua interpretação está ótima. Gostei muito da atriz que interpreta Irma, ela é muito linda. Sua atuação está muito boa, mas a melhor mesmo é a do Moustache, o dono bar. Ele tá muito engraçado e é a peça fundamental para que a trama se desenvolva. Agora apesar de ter gostado deste filme, de ter achado bom e com uma história bem legal, de todos que eu vi, este me pareceu estar um pouco abaixo dos outros que o diretor já apresentou. Isso não significa que o filme é ruim, apenas em algum momento ficou um pouco fora do seu padrão, digamos assim. Acredito que tenha sido por culpa do prolongamento, mas tudo bem. Isso acontece com todos e mesmo assim Billy Wilder consegue arrancar umas boas risadas de quem assiste a este filme.
Uma história com um tema bem polêmico que só mesmo Wilder para transformar em uma comédia romântica gostosa de se ver.
Ps: 'Irma La Douce' é o primeiro filme de Tura Satana que em seguida interpretou Varla em 'Faster, Pussycat! Kill! Kill!'