Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Ellem T.
1 seguidor
2 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 22 de setembro de 2013
Um excelente filme, que apesar de ter sido rodado há quase sessenta anos possui uma excelente fotografia, roteiro fantástico e uma peculiar sensação de interesse ao caso, cada vez mais pelo desenrolar da trama. O que mais achei interessante é a questão de como o ser humano pode ser influenciado por dúvidas e questionamentos, o que não é certeza também pode ser verdade nos argumentos enfrentados pelos doze. Realmente é uma obra prima, todos deveriam assistir, pois, de juiz, médico e louco todos temos um pouco. Um filme que deveria ser obrigatório aos estudantes de direito e a sociedade em geral. Assisti por recomendação de um professor de Psicologia Jurídica e que pediu um trabalho acerca do filme. Super recomendado!!!
Um filme bastante interessante sobre o processo da presunção de inocência. Hoje podemos dizer que é bastante inovador, ao prender nossa atenção durante todo o tempo num cubículo contendo 12 personagens caricatos do povo americano e sua carga cultural. Quase é possível sentir o calor da sala. Atualmente (2018), podemos até mesmo considerá-lo previsível, já que nossa bagagem cinematográfica inclui muitas obras que beberam dessa fonte, mas lembremos que o ano em questão é 1957, onde não havia tanta informação difundida. Nesta época, pós-II Guerra, aconteceram os julgamentos de Nuremberg (11 anos antes) e aconteceria em breve o julgamento do nazista Adolf Eichmann, ambos bastante controversos (e demonstrados no cinema). O tema ainda era latente e rendia discussões. Interessante perceber como alguns princípios constitucionais são impregnados no senso comum, o que não se verifica aqui no Brasil, por exemplo, onde a maioria da população sequer sabe o que é uma Constituição. O tema do preconceito foi surpreendentemente abordado, numa época em que o racismo era muitíssimo forte, mostrando que o cinema e o rock n' roll foram grandes protagonistas na mudança de mentalidade desse país.
O filme é bem feito, bons atores etc. Mas deixa a mensagem que as coisas devem ser julgadas e olhadas sempre pelo lado do duvidoso, do contraditório e não pelos fatos reais. Prega um falso bom mocismo. É o que ocorre no mundo de hoje, como por exemplo no caso de Lula, que ainda hoje há milhares de imbecis coletivos que se deixaram levar pela conversa fiada que esse canalha é inocente e nunca roubou o país, ao contrário de tantas evidências já mostradas. No caso dele, pelo contrário desse filme a justiça foi feita e ele codenado. Esse filme elucida a falta de senso crítico e firmeza de caráter das pessoas que deixam sua verdadeira opinião de lado facilmente por argumentos frágeis. Não questiono a mudança de opinião das pessoas, isso acontece, devemos mudar quando estamos errados, mas somente quando temos certeza do erro. Em suma, no filme mostra evidências relatadas do assassinato sendo facilmente desfeitas por argumentos muito distante da realidade do caso e por suposições mais fracas ainda, fazendo que homens fracos mudassem de opinião tão facilmente, e o último por pressão do grupo sobre ele. Nos dias atuais há muita gente impune em nosso país por essa dificuldade em se provar um delito cometido. A roubalheira não para pela sensação de falta de impunidade aos autores, servindo de combustível para seu contínuo acontecimento. O filme peca em deixar esse recado na minha opinião.
Filme excelente sobre como a superficialidade das provas, fragilidade da defesa e os preconceitos podem interferir em um julgamento. Ponto a ponto as provas vão endo questionadas e o drama de cada um vai mostrando o que está em jogo. Brilhante.
Uma obra prima do cinema mundial! um dos melhores filmes de todos os tempos! Atuações memoráveis! tendo como maior destaque o Grande Henrry Fonda!!! Simplesmente fantastico!!!
Interessante como as falas são bem feitas e os argumentos são bons, um filme que pode gerar discussões boas e pertinentes. Bem interpretado, e tem uma qualidade visual exemplar para a época em que foi feito. O ponto fraco do filme talvez seja a falha tentativa de colocar uma carga emocional na trama, além do enredo ser bastante previsível.
Henry Fonda, é fantástico nesse filme. É um filme brilhante, principalmente pelo fato do filme inteiro ter sido rolado em uma sala, e também pelo fato de ter mostrado como o preconceito pode interferir em uma decisão. Sem duvidas, entra na minha listas de filmes favoritos.
Comecei assistindo sem expectativas e quando vi o filme já havia prendido minha atenção total, mesmo se passando na mesma sala o tempo todo. Filme fantástico. Assistam! Recomendo fortemente
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade