Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith é o 3º filme da nova trilogia baseada na saga Star Wars, tendo sido precedido por Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma (1999) e Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002). Já os filmes da primeira trilogia são Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), cujos acontecimentos são cronologicamente posteriores aos mostrados na nova trilogia.
Gary Oldman chegou a ser contratado para dar voz ao personagem General Grievous, mas desistiu do personagem porque o filme estava usando atores não-filiados ao Screen Actor's Guild, o qual Oldman faz parte.
Anthony Daniels e Kenny Baker foram os únicos atores a aparecer em todos os filmes da série Star Wars.
O personagem Capitão Antilles foi inicialmente oferecido a Denis Lawson, que interpretou Wedge Antilles na trilogia original.
Ewan McGregor e Hayden Christensen treinaram por 2 meses para a realização de suas sequências de luta.
O traje de Darth Vader foi especialmente moldado para que o próprio Hayden Christensen o usasse durante as filmagens. Truques de câmera foram utilizados para que Christensen parecesse mais alto, de forma a ter uma estatura parecida a de David Prowse, que interpretou o personagem na trilogia original.
O sabre de luz usado pelo personagem Obi-Wan Kenobi neste filme é o mesmo utilizado pelo personagem em Guerra nas Estrelas (1977).
Como o personagem Yoda desde Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002) passou a ser feito digitalmente, um boneco do personagem feito para Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma foi usado nos sets de filmagens, para orientar os atores sobre onde estaria o personagem em cada cena.
Ao contrário dos filmes anteriores da série, todas as filmagens foram realizadas em estúdio e não em locações.
Durante as filmagens o site da Lucasfilm disponibilizou um serviço em que era possível acompanhar etapas das filmagens através de webcam.
Keisha Castle-Hughes rodou todas as suas cenas em apenas um dia.
A luta final de sabre de luz de Mace Windu envolveu três grandes salas e 102 movimentos.
O título deste filme é baseado no falso título dado a O Retorno de Jedi (1983), que seria "Revenge of the Jedi".
Este é o único filme da série Star Wars a não ser indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais.
OSCAR
2006
Indicação
Melhor Maquiagem
MTV MOVIE AWARDS
2006
Ganhou
Melhor Vilão - Hayden Christensen
Indicações
Melhor Herói - Ewan McGregor
Melhor Luta - Ewan McGregor e Hayden Christensen
GRAMMY
2006
Indicação
Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV
FRAMBOESA DE OURO
2006
Ganhou
Pior Ator Coadjuvante - Hayden Christensen