Rebecca, A Mulher Inesquecível foi o primeiro filme rodado pelo diretor Alfred Hitchcock em Hollywood e foi também o único dirigido por ele que ganhou o Oscar de melhor filme.
Mais de 20 atrizes fizeram testes para ser a intérprete da Sra. de Winter. Entre elas estavam as atrizes Vivien Leigh e Anne Baxter, sendo que a última trabalhou posteriormente com Hitchcock, em A Tortura do Silêncio (1953).
Durante o período de testes para a intérprete da Sra. de Winter, Laurence Olivier fez pressão para que a escolhida fosse sua namorada Vivien Leigh. Como Leigh terminou não sendo contratada, Olivier passou a tratar friamente Joan Fontaine, a escolhida para o papel. Percebendo a frustração de Fontaine com o tratamento recebido por Olivier e sabendo que era exatamente aquele sentimento que ela deveria passar sua personagem, Alfred Hitchcock ordenou que todos nos sets de filmagens fizessem com que ela ficasse tímida e deslocada durante as filmagens, de forma a ajudá-la em sua performance.
É o primeiro filme da atriz Joan Fontaine.
Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge na rua, perto de uma cabine telefônica, aos 126 minutos de filme.
Assim como no livro, não é revelado no filme o primeiro nome da Sra. de Winter.
Rebecca, A Mulher Inesquecível já foi refilmado por três vezes, em 1962, 1978 e 1997, todas para a televisão e com o mesmo título do original.
OSCAR
1941
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Fotografia - Preto e Branco
Indicações
Melhor Diretor - Alfred Hitchcock
Melhor Ator - Laurence Olivier
Melhor Atriz - Joan Fontaine
Melhor Atriz Coadjuvante - Dame Judith Anderson
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Direção de Arte - Preto e Branco
Melhor Trilha Sonora
Melhor Edição
Melhores Efeitos Especiais