O Senhor dos Anéis - As Duas Torres é o segundo de três filmes baseados na série de livros escrita por J.R.R. Tolkien. Os demais são O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (2001) e O Senhor de Anéis - O Retorno do Rei (2003).
O orçamento disponibilizado pela New Line para produzir os três filmes da série O Senhor dos Anéis foi de US$ 190 milhões.
Os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis foram rodados simultaneamente na Nova Zelândia, entre setembro de 1999 e março de 2001. Apenas após o término das filmagens é que começou a trabalho de montagem e pós-produção de cada um dos filmes.
O ator Stuart Townsend chegou a ser contratado para interpretar o personagem Aragorn, mas deixou a produção devido a diferenças criativas. Em seu lugar foi contratado o ator Viggo Mortensen.
Orlando Bloom originalmente fez um teste para interpretar o personagem Faramir na trilogia O Senhor dos Anéis. Posteriormente ele foi chamado pelos produtores do filme, que lhe ofereceram o personagem Legolas.
Após o lançamento de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel vários integrantes do elenco retornaram à Nova Zelândia para rodar novas cenas para o 2º filme, baseadas em novas idéias do diretor Peter Jackson.
Após os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 chegou a ser cogitada a mudança do título do filme, devido à coincidência com as torres destruídas do World Trade Center. Quem vetou a troca foi o próprio diretor Peter Jackson, que declarou ainda que caso esta mudança fosse feita os fãs o matariam.
OSCAR
2003
Ganhou
Melhores Efeitos Especiais
Melhor Edição de Som
BAFTA
2003
Ganhou
Melhor Figurino
Melhor Efeitos Especiais
MTV MOVIE AWARDS
2003
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Melhor Equipe (Sean Astin, Elijah Wood e Gollum)
Melhor Cena de Ação e Melhor Interpretação Virtual (Gollum)
PRÊMIO ADORO CINEMA
2003
Ganhou
Melhor Continuação
Melhores Efeitos Especiais
Melhor Fotografia
Melhor Ficha de Filme