- Antes de iniciar a produção do novo filme da série Jornada nas Estrelas, o produtor Harve Bennett assistiu a todos os episódios da série de TV e escolheu "Space Seed" como sendo o ideal para gerar uma sequência para o cinema.
- Inicialmente o subtítulo do filme seria "The Vengeance of Khan", tendo sido modificado por ser parecido com "The Revenge of Jedi", que até então seria o título utilizado no 3º filme da série Guerra nas Estrelas. Como ambos os filmes seriam lançados no mesmo período, os produtores resolveram fazer a mudança para "The Wrath of Khan".
- Devido às limitações de orçamento, vários sets de
Jornada nas Estrelas - O Filme
foram reaproveitados. Um exemplo é a estação espacial Regula 1, cujo set de filmagens é o mesmo da estação espacial mostrada no filme original da série.
- A sala de torpedo e o transportador na verdade faziam parte dos sets de filmagens da ponte de comando de uma nave klingon, mostrada em
Jornada nas Estrelas - O Filme
.
- A cena com as três naves Klingon no simulador foram retiradas da sequência de abertura de
Jornada nas Estrelas - O Filme
.
- As roupas utilizadas por Terrell e Chekov são as mesmas utilizadas por Spock em sua caminhada espacial em
Jornada nas Estrelas - O Filme
.
- Cerca de 65% de
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan
utilizou ou reaproveitou os sets de filmagens do filme anterior da série.
- O ator Leonard Nimoy apenas foi convencido a atuar em
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan
após ter como garantia que Spock, seu personagem, teria uma grande morte na história do novo filme.
- O ator Ricardo Montalban participou do episódio "Space Seed", de 1967, tendo utilizado a própria fita para basear sua atuação como Khan no cinema.
- Apesar de Chekov não fazer parte da tripulação da Enterprise em 1967, quando os tripulantes da nave encontraram Khan pela primeira vez, este o reconhece logo em seu primeiro encontro em Ceti Alfa 5.
- Quando Spock e Savik conversam na língua natal de Vulcano os atores na verdade estão conversando em inglês. Apenas após a gravação desta cena é que a equipe de som alterou as falas dos personagens, criando a língua vulcana com base no movimento de lábios dos atores.
- O aviso "No Smoking Is Permited On the Bridge", visto na primeira cena do filme, foi retirado nas demais cenas onde a ponte de comando é exibida. De acordo com o criador da série Gene Roddenberry, este aviso não fazia sentido já que no futuro não existia o ato de fumar.
- A ausência de Joaquin Earney Scott dos créditos do filme se deve a um erro de seu agente ao negociar seu contrato para atuar em
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan
, que acreditava que, ao desistir de incluir seu nome nos créditos, receberia uma contra-proposta melhor, que lhe desse um maior destaque no elenco do filme, o que não aconteceu.
-
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan
é o 2º de uma série de 10 filmes baseados na série da TV americana Star Trek. Os demais foram:Jornada nas Estrelas - O Filme (1979), Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para Casa (1986), Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989), Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida
(1991), Jornada nas Estrelas - Generations (1994), Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato
(1996),Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998) e Nêmesis (2002).
- Este é o 1º de dois filmes da série Jornada nas Estrelas dirigidos por Nicholas Meyer. O posterior fora Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991).
- O orçamento de
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan
foi de US$ 11 milhões.