Jogos Patrióticos é baseado nos livros de Tom Clancy.
Jogos Patrióticos é o primeiro de dois filmes baseados no personagem Jack Ryan dirigidos por Phillip Noyce. O outro foi Perigo Real e Imediato (1994).
Jogos Patrióticos é o segundo de quatro filmes protagonizados pelo agente da CIA Jack Ryan. Os demais foram Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Perigo Real e Imediato (1994) e A Soma de Todos os Medos (2002).
O intérprete original de Jack Ryan, Alec Baldwin, não participou de Jogos Patrióticos devido a um conflito de agenda. Porém, rumores indicam que as verdadeiras causas da não contratação de Baldwin para esta sequência foi seu comportamento ruim durante as filmagens de Caçada ao Outubro Vermelho (filme anterior) e também o pedido de um salário de US$ 4 milhões.
Primeiro filme onde Jack Ryan é interpretado por Harrison Ford. O outro fora Perigo Real e Imediato (1994).
Além de mudar o o ator protagonista, aconteceu o mesmo com a esposa do personagem: saiu Gates McFadden e entrou Anne Archer.
Em Caçada ao Outubro Vermelho a esposa de Jack Ryan chamava-se Caroline. Em Jogos Patrióticos mudou para Catherine.
Apesar de ser uma sequência de Caçada ao Outubro Vermelho, nos livros de Tom Clancy, a ordem das histórias é a inversa. O motivo para esta troca foi o fato de que Harrison Ford é mais velho que Alec Baldwin, intérprete anterior de Jack Ryan.
As cenas que mostram a CIA foram rodadas - realmente - no quartel-general da agência. Esta foi a primeira vez que isto aconteceu.
O nome do bar onde Jack Ryan enfrenta o líder do IRA é "The Patriot", que é também o codinome do caso de terrorismo o qual Ryan estava naquele momento investigando pela CIA.
Na biografia do ator Harrison Ford é dito que foram rodados dois finais para Jogos Patrióticos: um em que seu personagem segurava Sean Bean embaixo d'água até que ele se afogasse e outro em que Ford o matava apunhalando o coração dele com uma faca. Os dois finais foram apresentados em sessões de teste ao público, que reprovou ambos. O primeiro por ser muito passivo e o segundo por ser brutal demais para um personagem interpretado por Ford. Deste modo, a equipe de produção e os atores se reuniram e rodaram um terceiro final, que acabou sendo o usado.