Após "A Conquista do Planeta dos Macacos" ter sido o melhor filme da franquia desde original, o seu sucessor, e também último filme da série, "Battle of The Planet of the Apes", infelizmente decepciona. O filme possuí furos em basicamente toda a sua proposta, e o que mais me intriga é que o competente diretor Jack Lee Thompson, continuou no cargo, mas não conseguiu nem chegar perto do resultado anterior.
Começando pelas atuações: todas basicamente ruins. Os humanos, as crianças, os macacos, e até mesmo os figurantes, ninguém se salva no filme... Mas, pelo menos, o meu querido Roddy McDowall ainda possuí cenas memoráveis, que mostram que ele é um ator tão bom, que mesmo em um filme ruim, ele consegue fazer um ótimo papel.
Em relação à parte técnica, podemos dizer que este seguiu o mesmo rumo dos filmes anteriores, mas ao menos a nova trilha sonora está ainda mais vibrante e frenética do que antes.
Sem sombra de dúvida, a PIOR característica do filme, é o roteiro. O longa é uma pura enrolação apenas para mostrar qual foi o resultado final de toda a série, que diga-se de passagem, é um final previsível e bem feito. Mas, o que o antecede, são eventos nada elaborados. Fatos como criar uma guerra entre um grupo de 100 humanos versus uma colônia de macacos, ou mostrar a figura do César de maneira babaca, sem o mesmo apresentar autoridade alguma, mesmo sendo chamado de rei.
São pequenos detalhes que fizeram toda a diferença, e contribuíram para o pior filme da franquia. Ainda assim, um título da saga "O Planeta dos Macacos" merece extremo respeito, e não só o filme original, como também todas as sua sequências, foram marcos revolucionários para a indústria cinematográfica. A série foi, e continua sendo, uma das melhores franquias já existentes no cinema.