Antes de começar essa maratona, não fazia ideia que a academia gostasse tanto de filmes de guerra. É um gênero que quase não fica de fora dessa premiação. Em 1962, o representante do gênero entre os indicados foi Os Canhões de Navarone.
The Guns of navarone recebeu, ao todo, sete indicações ao Academy Awards: Melhor Filme, Diretor, Montagem, Trilha Sonora, Som, Roteiro Adaptado e Melhor Efeitos Especiais; a única que ganhou.
Dirigido por John Lee Thompson, o drama se passa durante a Segunda Guerra e narra a trajetória de um grupo de aliados e sua missão; destruir os canhões alemães que se encontram n na ilha grega Navarone.
O filme conta com um super elenco estrelado por Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn. O roteiro foi adaptado por Carl Foreman de um livro escrito por Alistair MacLean, que, apesar de apresentar praticamente a mesma trama, recebeu várias mudanças, principalmente em relação aos personagens. Um bom exemplo disso é o personagem de Anthony Quayle (Roy Franklin), que foi criado especialmente para o filme.
Na época de seu lançamento, o sucesso de Os Canhões de Navarone foi tanto que o autor do livro escreveu uma continuação. Em 1978 essa continuação também ganhou as telas, mas com um elenco totalmente diferente. Comando 10 de Navarone (título dessa sequência) não foi tão bem recebido pela crítica e pelo público como o primeiro filme.
um dos melhores filmes de guerra, Gregory Peck com sua presença, e Anthony Quinn em ótima atuação, abrilhantam o filme aina mais
Simplesmente o melhor filme de guerra que eu já vi, recomendo.