Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Thiago F.
1 seguidor
88 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 20 de julho de 2024
É clássico do cinema francês mas achei o ritmo um pouco lento. O final é incrível. Uma curiosidade : a protagonista é interpretada por uma atriz brasileira Véra Clouzot prima do escritor Jorge Amado.
Em uma escola pública decadente e provinciana, paixões assassinas fervem logo abaixo da superfície. A esposa maltratada e frágil (Vera Clouzot) e a amante misteriosamente sensual (Simone Signoret) de um diretor sádico (Paul Meurisse) o assassinam, desovam o corpo em uma piscina coberta de algas. Quando a piscina é drenada, o corpo não está mais lá e as mulheres começam a enlouquecer, especialmente quando um aluno afirma ter visto um fantasma. Logo as duas mulheres estão vendo coisas e algo horripilante surge na banheira. Um grande sucesso internacional em 1954. “As Diabólicas” perdeu um pouco o seu poder perturbador, embora dezenas de filmes (Armadilha Mortal, com a Maldade na Alma) tenham pegado emprestado seu enredo ardiloso e transformado seus momentos mais chocantes em clichês. Henri-Georges dirige com uma crueldade sombria que combina a trama impiedosamente intricada digna de Hitchock (dizem que o Mestre realizou Psicose para resgatar a coroa de Rei do Supense, que havia perdido brevemente para Clouzort) com três interpretações centrais fortes e um cenário maravilhosamente deplorável. O filme possui cenas de horror físico (um truque com lentes de contato é apavorante), mas Clouzot também causa arrepios com incidentes de sadismo comum, como quando Meurisse força a esposa a comer o repugnante jantar da escola.
Suspense sensacional de fazer inveja ao melhor Hitchcock, com um final sutilmente irônico e um viés feminista provavelmente influenciado pela época (a aliança entre a esposa e a amante contra o marido deve causar espanto até hoje).
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade