A Miramax Films, produtora de Gênio Indomável, apenas autorizou o início da produção do filme após a confirmação da participação de Robin Williams no elenco.
Este é o quinto de nove filme que Ben Affleck e Matt Damon atuaram juntos. Os demais foram Campo dos Sonhos, Código de Honra (1992), Glory Daze, Procura-se Amy, Dogma, O Império (do Besteirol) Contra-ataca, Triângulo Amoroso e Menina dos Olhos.
O diretor Gus Van Sant pediu a Matt Damon e Ben Affleck, roteiristas de Gênio Indomável, que escrevessem uma cena em que Chuckie, personagem de Affleck, morreria em um acidente na construtora. Os dois atores protestaram contra a ideia, mas ainda assim escreveram a cena solicitada. Após ler o novo material, Gus Van Sant concordou com os dois de que aquela não tinha sido uma boa ideia e acabou por descartar as mudanças no roteiro.
Skyler, nome da personagem de Minnie Driver, era também o nome da namorada de Matt Damon quando ele e Ben Affleck escreveram o roteiro do filme. Curiosamente durante as filmagens o ator começou a namorar com Minnie Driver.
A entrevista de emprego que Will indica para Chuckie é de uma empresa chamada Holden & McNeil. O personagem de Ben Affleck no filme Procura-se Amy, realizado no mesmo ano de Gênio Indomável, se chama Holden McNeil.
O número de telefone que aparece no filme como sendo da construtora que Chuckie e Will trabalham era na época o telefone de uma construtora real, chamada Woburn, onde Matt Damon trabalhara quando adolescente, em Cambridge.
As equações matemáticas que aparecem nos créditos de abertura de Gênio Indomável são parte de uma técnica matemática chamada Análise Fourier, que aproxima funções a partir dce cálculos com seno e cosseno.