Desbravando o Oeste foi o primeiro filme da renomada atriz Sally Field.
Dois dos atores do filme viveram para comemorar seus 100 de vida! Connie Sawyer (Sr. McBee) e Kirk Douglas (William J. Tadlock) chegaram ao centenário.
Os atores Robert Mitchum e Richard Widmark não se davam bem com a estrela do filme, Kirk Douglas, devido a sua necessidade de "tomar o controle" do diretor Andrew V. McLaglen constantemente durante a produção.
A atriz Lola Albright quase se afogou durante as gravações da cena em que o bando cruza o rio. Ela estava dentro de um vagão que tombou rio abaixo, deixando-a presa. A atriz foi retirada do local semi-consciente e precisou passar uma noite no hospital. No dia seguinte ela ainda voltou para as filmagens, mas foi substituída por uma dublê. Durante entrevistas posteriores, ela afirmou estar completamente traumatizada pela experiência de quase-morte.
Além do acidente no rio, também houve uma pequena queda de helicóptero no set, que felizmente não rendeu maiores problemas.
O filme quase contou com um elenco e uma produção totalmente diferentes. No ano de 1956, a Hecht-Hill-Lancaster estava com planos de realizar as filmagens da história, que seria estrelada por Burt Lancaster, James Stewart, e possivelmente, Gary Cooper.
Em seu diário pessoal, o ator Charlton Heston relatou que a produção do filme tentou convencê-lo a interpretar o protagonista do filme.
Por mais que ele seja, geralmente, creditado em Butch Cassidy como sua primeira aparição nos cinemas, o ator Sam Elliott fez uma ponta neste filme, como figurante, já que a filmagem ocorreu perto de sua casa.
Dois anos após o lançamento do livro que deu origem ao filme, o ator John Wayne foi anunciado como o protagonista da adaptação cinematográfica, mas esta parceria nunca foi sequer concretizada.
Na cena em que os indígenas capturam Brownie Evans (Michael McGreevey), é possível ver suas roupas íntimas (cuecas) debaixo das tangas.