Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
715 seguidores
633 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 10 de maio de 2019
Filme dirigido por Danis Tanovic, em 2001 em que certo humor negro na medida exata lhe rendeu mais de 40 prêmios internacionais, entre eles o Oscar e o Globo de Ouro. A história de dois soldados, Ciki (Branko Djuric) e Nino (Rene Bitorojac), um bósnio e um sérvio que se encontram ilhados ente linhas inimigas, na “terra de ninguém”, durante o conflito da Bósnia em 1993. Enquanto eles tentam resolver esse contratempo bizarro, um Sargento das Nações Unidas vai ajudá-los, apesar de ter recebido ordens para não intervir. Seguido pela imprensa, o assunto acaba se transformando em um acidente internacional. Em um tenso impasse entre os diversos lados envolvidos no conflito e com a mídia aguardando por seu desfecho, Ciki e Nino tentam desesperadamente negociar por suas vidas em meio à insanidade da guerra.
Que o roteiro de "Terra de Ninguém" é muito bom isto é indiscutível. As mudanças no relacionamento entre os dois protagonistas, ora querendo se matar ora dando uma trégua, dão o tom do filme, sempre muito cru e seco. A reviravolta na história, representada pelo soldado "preso" em cima de uma mina, também chega a surpreender. Porém, apesar disto tudo "Terra de Ninguém" não me empolgou. Trata-se de um bom filme, com críticas importantes e contundentes à ONU, à Bósnia e à Sérvia, mas nada muito além disso."
É um bom filme, apenas isso. O diretor sem dúvida foi muito influenciado pelo Emir Kutricka e muito mais por "Underground", usando o humor negro para disparar críticas ácidas sobre a Europa, a ONU, a mìdia, etc. Contudo, o filme está um pouco atrasado. Essa crítica já foi feita em outros filmes e documentários. Sim, é sempre louvável não deixar as coisas cairem no esquecimento, mas tudo isso no filme ficou muito irregular."
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade