Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye) são dois jovens de 17 anos que, em plenos anos 70, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung. Os dois são encarados como sendo inimigos do povo por seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários. Luo e Ma são então presos e encaminhados a um "campo de reeducação", em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao. No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Zhou Xun) por quem ambos se apaixonam. Ela então lhes revela um precioso tesouro: livros considerados subversivos e de autoria de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac, que estão de posse de Quatro Olhos (Wang Hongwei), outro jovem que está sendo reeducado e está prestes a retornar à cidade. O trio então decide por roubá-los.
Filme culturalmente rico. Aborda relações de solidariedade e o caráter transformador da leitura.
Xoping
10 seguidores
77 críticas
Seguir usuário
2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
O filme se passa na China, na época da revolução levada a cabo por Mao Tsé-Tung. Livros estrangeiros, como de Balzac, Flaubert e Dostoiévski, por exemplo, eram considerados subversivos, desafiadores de um regime que negava liberdade aos indivíduos. Conta o filme a história de jovens que não querem se submeter à ignorância, pois vêem na literatura uma forma de redenção. Como é maravilhoso ver gente com fome de bons livros. Como é ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade