Warren Beatty foi contactado para interpretar Jay Gatsby, mas foi descartado ao exigir que também dirigisse o longa-metragem.
O personagem foi também oferecido a Jack Nicholson, que o recusou por não acreditar que Ally MacGraw, na época ainda no elenco, fosse a melhor escolha para a personagem Daisy.
Steve McQueen também foi convidado, mas recusou o papel.
Os direitos sobre o livro de F. Scott Fitzgerald pertenciam ao produtor Robert Evans, que queria que sua esposa, Ali MacGraw, interpretasse a personagem Daisy na versão cinematográfica. Como o roteiro ainda não estava pronto, MacGraw aceitou estrelar Os Implacáveis (1972). Durante as filmagens ela se apaixonou pelo astro Steve McQueen e logo em seguida se separou de Evans.
Natalie Wood esteve cotada para interpretar Daisy, mas desistiu do filme após os produtores pedirem que ela fizesse um teste de cena para a personagem. Na época Wood não estrelava um filme há cinco anos.
Mia Farrow estava grávida durante as filmagens, o que fez com que usasse roupas mais largas.
Esta é a 2ª adaptação do livro de F. Scott Fitzgerald em que Howard da Silva atua. Ele esteve também na versão lançada em 1949.
A mãe do ator Sam Waterston aparece como extra, nas cenas da festa.
Inicialmente seria Truman Capote o roteirista. Em sua versão Nick era descrito como homossexual e Jordan Baker era uma lésbica vingativa, o que fez com que fosse substituído por Francis Ford Coppola.
Coppola entregou o roteiro em três semanas.
As filmagens ocorreram entre 12 de junho e 24 de setembro de 1973.
Na versão original exibida nos cinemas americanos Tom Ewell interpretava um pequeno papel, no cemitério, perto do final do filme. Algumas semanas após o lançamento uma nova versão do filme foi enviada às salas de cinema, sem o personagem.
O orçamento estimado foi de US$ 6,5 milhões.
Esta é a 3ª de quatro versões para o cinema do livro de F. Scott Fitzgerald. As demais foram The Great Gatsby (1926), The Great Gatsby (1949) e O Grande Gatsby (2012).
OSCAR
1975
Ganhou
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora
GLOBO DE OURO
1975
Ganhou
Melhor Atriz Coadjuvante - Karen Black
Indicações
Melhor Ator Coadjuvante - Bruce Dern e Sam Waterston
Melhor Revelação Masculina - Sam Waterston
BAFTA
1975
Ganhou
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino