Dunas do Barato é um documentário brasileiro onde é possível ver a história de um dos maiores símbolos de resistência e liberdade do Rio de Janeiro dos anos de 1970: o Píer de Ipanema.
Quando a ditadura militar enfrentava sua fase mais crítica, foi construído um grande piér que, originalmente, foi projetado para levar o esgoto da cidade até o mar. A construção ajudou a elaborar ondas perfeitas, o que atraiu muitos surfistas, e dunas de areina nas praias. Esses fatores naturais fez com que surgisse o point perfeito para uma sociedade que sofria com as consequências do regime militar.
Um dia, Gal Costa teve a ideia de estender uma canga nas dunas e tomar um sol. Um ato simples influenciou muitas pessoas a fazerem o mesmo e as dunas fossem chamadas de "Dunas da Gal" ou "Dunas do Barato".
O documentário apresenta personalidades como: Gal Costa, Sônia Braga, Júlio Bressane, Jorge Mautner, Rogério Sganzerla, Jards Macalé, Leila Diniz, Ziraldo, Evandro Mesquita, os adolescentes Cazuza, Dadi Carvalho, André De Biase e muitos outros.