Marcados Pelo Sangue foi baseado nas reais esperiências do poeta e roterista Jimmy Santiago Baca.
As três gangues que são mostradas na prisão foram criações ficcionais de Jimmy Santiago Baca e Taylor Hackford, porém elas foram baseadas em gangues de prisão reais: a Aryan Vanguard representava a Aryan Brotherhood, a Black Guerrila Army fazia referência à Black Guerilla Family e a La Onda foi baseada na Máfia Mexicana.
O título original americano "Blood In Blood Out" representa o lema da gangue La Onda, e se refere ao ritual de iniciação de alguns grupos: matar alguém para ingressar na gangue, e, em contrapartida, não poder sair da gangue a menos que seja morto. Antes do filme ser lançado em 1993, o título e todos os pôsteres foram mudados porque a Disney, que produziu o filme pela bandeira Hollywood Pictures, sentiu que o nome poderia promover ou influenciar a violência especialmente entre as gangues de Los Angeles, já que o filme situa-se próximo ao Leste da cidade. Outra razão possível para a troca foram os frequentes tumultos em Los Angeles durante este período - que a opinião pública disse terem sido influenciados pelo filme Os Donos da Rua -, fazendo com o estúdio sentisse que o título era muito negativo. Bound by Honor foi escolhido e, na realidade, retrata a mensagem do filme mais claramente.
O ator Teddy Wilson morreu pouco depois de filmar as cenas da cadeia na cidade Delano e o interrogatório na prisão.
As filmagens foram feitas em Los Angeles e ao redor da cidade, especialmente no Leste, e dentro da prisão estadual San Quentin. Muitos dos prisioneiros da época apareceram como figurantes no filme. Além disso, diversos funcionários de San Quentin tiveram pequenas falas no filme e alguns auxiliaram os produtores como assessores técnicos.
Danny Trejo, o ator que interpreta Geronimo do conselho de La Onda, cumpriu pena em San Quentin - a prisão retratada no filme -, antes de resolver se tornar um ator.
O roteirista e poeta latino Jimmy Santiago Baca faz uma participação especial no filme como um prisioneiro em San Quentin e membro do conselho La Onda.
O artista Adan Hernandez foi contratado para criar trinta pinturas para o filme, já que o personagem Cruz era um artista plástico. Todas as pinturas mostradas no filme são dele. Adan apareceu na cena de abertura da galeria como o traficante de drogas Gilbert.
O mural de Miklo, Paco e Cruz, visto no final do filme, existe até hoje. A corrosão danificou a maior parte das expressões faciais e as cores mas à distância é basicamente o mesmo.
Uma subtrama completa envolvendo a namorada de Paco foi cortada do filme, apesar de ter sido mostrada no trailer original.
Na época em que o filme foi lançado, haviam duas trilhas sonoras planejadas. Uma consistia de músicas pré-gravadas e seria lançada pela bandeira da Disney, Hollywood Records. A segunda teria canções do ganhador do Oscar Bill Conti contendo acordes latinos agressivos e seria lançada pela bandeira Varese Sarabande Records. Enquanto o primeiro álbum foi lançado devido ao novo título do filme, Bound By Honor, o álbum de Conti foi imediatamente cancelado quando recusou-se o título Blood In Blood Out. A versão de Conti da trilha sonora existe mas nunca foi disponibilizada para o público em geral, apesar de algumas poucas cópias terem vazado no mercado para promover serviços da indústria cinematográfica.