OSCAR
Ganhou
1977
Prêmio Especial - Efeitos Visuais
Indicações
Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia
ACADEMIA DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA, FANTASIA & HORROR
Ganhou
1977
Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia
Melhor Figurino
Melhor Maquiagem
Melhor Filme de Ficção Científica
Melhor Direção de Arte
HUGO AWARDS
Indicações
1977
Melhor Drama
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MOSCOU
Indicações
1977
Melhor Filme
Orçamento estimado em US$ 9 milhões.
Com o título original de Logan's Run, um dos conceitos para se vender o filme na época de seu lançamento era de que era a primeira produção do século 23. Coincidência ou não, este acabou sendo o título da produção no Brasil.
Baseado no livro "Logan's Run", de William F. Nolan e George Clayton Johnson.
Os direitos para realizar o filme foram comprados do lendário produtor Irwin Allen, na época muito envolvido com O Destino do Poseidon (1972) e Inferno na Torre (1974), e que tinha colocado Fuga no Século 23 na gaveta. O produtor Saul David chegou a contratar L.B. Abbott, homem de confiança de Allen, para tocar os efeitos especiais
Jon Voight e Lindsay Wagner (a eterna Jaimie Sommers do seriado Mulher Biônica) eram as escolhas originais para os personagens Logan e Jesica, que ficaram com Michael York e Jenny Agutter.
O personagem do Velho, interpretado por Peter Ustinov, foi oferecido antes para James Cagney.
O trailer não exibe nenhuma cena com o ator Peter Ustinov.
O personagem Francis era de William Devane (O Homem Sem Sombra), mas ele desistiu do projeto e foi substituído por Richard Jordan (Caçada ao Outubro Vermelho).
As cenas que mostram o mecanismo do elevador dentro da caverna foram aproveitadas do filme anterior do diretor, O Navio Condenado (1959)
Os relógios da vida não têm cor no nascimento, ficam amarelos aos oito anos de idade, verdes aos 16, vermelhos quando completa 23 anos e ao se aproximar dos 30 anos, começa a oscilar entre o vermelho e o preto até ficar totalmente preto.
O figurino obedeceu a mesma ordem. A exceção é são os Sandmen que usam roupas pretas.
O roteirista Rod Serling chegou a escrever um episódio da famosa série Além da Imaginação, onde os personagens eram executados aos 60 anos, mas a história foi recusada na época. O episódio chama-se "The Happy Place".
Os poemas citados pelo personagem O Velho para os protagonistas Logan e Jessica, são de "Old Possum's Book of Practical Cats", escrito pelo poeta e dramaturgo inglês T.S. Eliot.
As cenas em que Logan pula da cachoeira para voltar para a redoma são reais. O local chamado de Water Gardens, no Texas, chegou a ficar fechado durante um tempo depois que quatro pessoas morreram por lá em 2004 e foi reaberto somente em 2007.
Apesar da história limitar a idade de todos aos 30 anos, os atores Michael York, Richard Jordan e Michael Anderson Jr. tinham mais do que isso na época.
A produção do filme seria de George Pal (As 7 Faces do Dr. Lao), mas ele deixou o estúdio na época.
Apesar de não ser muito detalhada por dentro, a redoma foi contruída em larga escala para que a percepção por fora quando filmada fosse bastante realista, permitindo que um sistema de trens fosse visto, por exemplo. Muitos dos prédios chegaram a ter quase um metro e meio de altura. Os tamanhos diferentes eram propositais para aumentar a sensação de realismo.
Os carros usados no labirinto foram construídos para o filme a partir de carrinhos elétricos de golfe.
As escadas usadas por Logan e Jessica para escapar da Loja do Amor eram verdadeiras e pertenciam ao próprio estúdio.
A sequência da dupla na Loja do Amor era muito maior, mas foi cortada por causa da censura do próprio estúdio. Estátuas de gelo dos personagens nus também não foram mostradas e uma cena que mostrava uso de drogas também. Elas estão todas no arquivo chamado de Expurgo da MGM.
A piscina em que Logan e Jessica emergem para entrar na cidade é o famoso tanque "Esther Williams" da MGM.
Para a sequência do carrossel foram usados cabos de aço para segurar os atores/dublês e passar a sensação de que estavam flutuando. Algumas cenas, com eles, foram invertidas, colocando o teto no chão e dando assim a impressão que estavam indo para cima.
Numa das sequências iniciais, cerca de 36 pessoas estão no carrossel para a morte.
As armas de laser do filme usavam gás butano e o funcionamento delas não era nada fácil, causando receio de incêndio durante as filmagens.
Quando O Velho mostra retratos na parede para Logan, uma das imagens era para ser do ex presidente Richard Nixon, mas a cena acabou sendo cortada devido a uma piada que acompanhava sua exibição.
As cenas da caverna de gelo foram rodadas durante o verão em Los Angeles. As pessoas congeladas eram reais, foram pintadas e tiveram que ficar paralisadas durante muitos minutos em que as cenas eram realizadas.
O ator Roscoe Lee Browne, que faz o robô Box passou por maus momentos devido ao peso excessivo da roupa.
A trilha sonora do famoso Jerry Goldsmith usa instrumentos acústicos para as cenas que se passam fora da redoma, enquanto eles são introduzidos naquelas que se passam no interior da cidade. O tema de abertura também não contém sons eletrônicos.