Apesar da história de Em Busca da Terra do Nunca, não é possivel dizer que Arthur Llewelyn Davies estava morto quando J.M. Barrie e Sylvia se conheceram. Na verdade ele não só estava vivo como esteve presente na première de Peter Pan nos teatros ingleses, juntamente com Sylvia.
Durante o período de filmagens o ator Dustin Hoffman perdeu a ponta de um dos dedos em um acidente em sua casa. Para suportar a dor o ator foi dopado com morfina, tendo rodado algumas cenas sob o efeito da droga.
Johnny Depp teve que trabalhar a voz com um instrutor, de forma a que tivesse um sotaque escocês convincente.
O produtor Richard N. Gladstein convidou Marc Forster a dirigir Em Busca da Terra do Nunca após assistir seu trabalho anterior, A Última Ceia.
A verdadeira Sylvia Llewelyn Davies teve 5 filhos, mas como o último nasceu durante o período em que J.M. Barrie estava escrevendo Peter Pan ele terminou de fora da história.
Este é o primeiro filme em que Johnny Depp e Freddie Highmore atuaram juntos. O posterior foi A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005).
Assim como é mostrado no filme, existia uma tradição do personagem Peter Pan ser interpretado por uma mulher em suas encenações nos palcos ingleses.
Inicialmente a estréia de Em Busca da Terra do Nunca ocorreria em 2003 nos Estados Unidos. Como a Columbia Pictures havia comprado os direitos da peça teatral de J.M. Barrie para Peter Pan, o estúdio proibiu que a Miramax usasse em Em Busca da Terra do Nunca cenas da própria peça caso os filmes fossem lançados na mesma época. Com isso a Miramax adiou o lançamento em um ano, obtendo assim a autorização da Columbia para utilizar estas cenas.
Laura Duguid, afilhada do verdadeiro J.M. Barrie, teve uma participação especial no filme. Ela interpreta a mulher que, após a estréia da peça "Peter Pan", diz que o personagem Peter Llewelyn Davies é o verdadeiro Peter Pan.