Minha conta
    O Trem Italiano da Felicidade
    Média
    3,7
    7 notas
    Você assistiu O Trem Italiano da Felicidade ?

    2 Críticas do usuário

    5
    2 críticas
    4
    0 crítica
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Sergio Caiazzo
    Sergio Caiazzo

    4 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 12 de dezembro de 2024
    Deixem suas lágrimas derramarem suavemente sobre suas faces, pois é o deve acontecer no decorrer do filme O Trem Italiano da Felicidade (Il Treno Italiano dei Bambini, baseado numa história real. Um belo, belíssimo filme italiano, bem dirigido e com um roteiro excelente, que de certa forma nos remete ao icônico Cinema Paradiso. Um ano após o término da Segunda Grande Guerra, Nápolis está totalmente empobrecida, e então é criado o programa Treni della Felicità, pelo Partido Comunista Italiano e pela Unione Donne Italiane, para tirar as crianças da miséria, e enviá-las à Modena, no norte da Itália, temporariamente, para ficarem com famílias anfitriãs, de maior poder econômico e social. E os contrates do sul e norte da Itália são evidenciados. Contam os historiadores que essa pequena migração foi importante para mitigar os preconceitos com o povo do Sul da Itália. Um filme emocionante, comovente, e obrigatório para mães e profissionais de psicologia infantil. Imperdível ! 5 estrelas.
    Luiz C.
    Luiz C.

    55 seguidores 78 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 11 de dezembro de 2024
    O filme retrata a Itália do pós II Guerra Mundial, mas é a Itália real, não aquela romanceada pela memória (ou a falta dela) dos imigrantes que chegaram ao Brasil, exatamente fugindo da pobreza e da fome, que são a tônica do enredo.
    São expostos com fidelidade a disparidade regional entre o norte e o sul, o papel desempenhado pelo Partido Comunista Italiano e a maneira como este partido era discriminado pelos pobres de direita napolitanos, influenciados pela Igreja da época, e mesmo pelo monarquismo (há uma idosa pobre que clama pela volta do rei e até ergue orgulhosa, na janela, uma foto emoldurada do último monarca) e até mesmo pelas "fake news" (comunista come criancinhas).
    O filme é poético. Mas é de uma poética do cotidiano, resgate de humanidade que até nos faz chorar!
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top