Minha conta
    Verissimo
    Média
    3,1
    5 notas
    Você assistiu Verissimo ?

    2 Críticas do usuário

    5
    0 crítica
    4
    1 crítica
    3
    1 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Kamila A.
    Kamila A.

    7.610 seguidores 810 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 30 de abril de 2024
    Um dos mais populares e celebrado escritores brasileiros, Luis Fernando Verissimo é o objeto de retrato do documentário “Verissimo”, dirigido e co-escrito por Angelo Defanti. O filme captura a rotina do escritor nas vésperas de seu 80º aniversário, em 2016.

    Chama a atenção em “Verissimo” o contraste entre a euforia advinda da chegada do natalício e a rotina calma, envolta em acontecimentos quase frívolos, do retratado.

    No documentário, Verissimo é mostrado em todos os papeis que desempenha: o marido amoroso, o pai, o avô, o escritor ativo que mantém-se em atividade (seja escrevendo, dando entrevistas, lançando livros e participando de eventos públicos) e o idoso marcado por questões de sua própria idade.

    Porém, confesso que o que mais ficou comigo enquanto assistia a “Verissimo” foi perceber o quanto o escritor tem um caráter introvertido dentro de si mesmo. Ele é silencioso, um homem de poucas palavras. Em alguns momentos, ele pareceu desconfortável/melancólico diante de algumas situações. Ao ponto de eu me perguntar: quando ele se sente à vontade? Será se diante do computador, ao escrever? Será se diante de sua cuidadosa e amorosa esposa? Será se diante da inocência dos netos? Não sei.

    O que eu sei é que “Verissimo” comprova que estamos diante de alguém admirado por anônimos, porém, principalmente, um homem que é extremamente amado pela sua família.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    736 seguidores 888 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 30 de dezembro de 2024
    "Um documentário tocante que revela a simplicidade e a afetividade de Verissimo, longe das biografias tradicionais."
    Veríssimo (2024), dirigido por Angelo Defanti, acompanha os 15 dias que antecedem os 80 anos de Luis Fernando Verissimo, em 2016. O documentário é mais focado no cotidiano do autor, com momentos íntimos e familiares, além de algumas aparições públicas. A câmera, discreta, mostra Verissimo em interações com a esposa, filhos e netos, e em eventos como lançamentos de livros.
    O filme oferece um retrato sensível e pessoal de Verissimo, sem recorrer a entrevistas ou grandes revelações. A abordagem lenta e contemplativa destaca o humor e a humanidade do autor de forma íntima.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top