O filme foi exibido em 27 festivais nacionais e internacionais, além de ter conquistado diversos prêmios, como no Festival de Gramado 2023 e no 30º Oldenburg International Film Festival, na Alemanha.
As filmagens foram realizadas nos municípios de Quixadá e Nova Jaguaribara, entre o Sertão Central e o Vale do Jaguaribe. Além desses regiões como o do Açude Castanhão, o maior do Ceará, e a história das áreas que foram submersas para a construção do reservatório também foram explorados para a ambientação do longa.
Este é o sétimo filme do cineasta Petrus Cariry. Em 2022, Cariry foi indicado na categoria de melhor filme do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário “A jangada de Welles”. Além disso, ele também é o nome por trás do filme Mãe e filha (2011) e The Boat (2018).
Em entrevista ao G1, o diretor confessou que este projeto é um de seus desejos antigos. "Eu sempre tive vontade de fazer um road movie para explorar essa possibilidade do não-lugar do asfalto e dos espaços desertos preenchidos pelo drama humano".