Muitas das locações usadas no filme ou desapareceram completamente ou estão muito diferentes. A vizinhança de Cabrini Green, onde um dos jogadores de basquete vivia, passou por uma valorização logo depois que o filme ficou pronto. O campo de futebol que aparece, por exemplo, agora foi substituido por condomínios de luxo, e por um complexo de shopping centers. No início de maio de 2011, o último prédio de apartamentos do Cabrini Green foi demolido.
De acordo com Roger Ebert, depois que o filme não foi indicado para o Oscar como Melhor documentário, ele e Gene Siskel ficaram por dentro do processo de nominação. Ebert disse que quando os membros do comitê de documentários assistem a todos que foram mandados, eles não realmente vêem o filme inteiro. Quando a maioria demonstra que não está gostando, a projeção para. Assim, Basquete Blues foi interrompido com apenas 15 minutos de filme, sem poder mostrar praticamente nada do seu conteúdo.
A St. Joseph High School moveu uma ação judicial para tentar impedir que o filme chegasse até os cinemas. Eles alegaram que os cineastas difamaram a escola, e que eles achavam que o filme só iria passar na PBS. Tal tentativa foi frustrada, e no final foi feito um acordo em que o filme poderia ser exibido nos cinemas, e que os cineastas iriam criar um fundo acadêmico na escola colegial.