Ficção Americana
    Você assistiu Ficção Americana ?

Leonardo A
    Leonardo A

Enviada em 2 de abril de 2024
    Estou cansado desses discursos autoafirmativos e essa crítica à hipocrisia politicamente correta veio a calhar!
    Suellen Vasconcelos
    Suellen Vasconcelos

Enviada em 28 de março de 2024
    Filme divertido e com uma crítica social bem profunda, te faz indagar sobre o tema principal e se perguntar mais sobre Monk e sua história pessoal.
    Diogo Codiceira
    Diogo Codiceira

Enviada em 27 de março de 2024
    Fica claro que a obra faz uma crítica aos clichê sobre a cultura negra que são oferecida nos EUA, e como os negros acabam sendo estereotipados, deixado de se figurar de outras maneiras na sociedade. Aqui cabe a excelente atuação de Jeffrey Wright. Mas o ponto negativo do filme é a ausência de profundidade na crítica. E isso vai ficando mais claro a medida que o final do filme chega. No lugar dessa profundidade vemos problemáticas secundárias envolvendo a família do protagonista.
    Roberto P.
    Roberto P.

Enviada em 23 de março de 2024
    Que filme bacana! Uma sátira/crítica sobre o estereótipo negro americano com belas pitadas de drama e humor...Uma mistura que deu certo nesse filme! Gostei!
    anderson santana
    anderson santana

Enviada em 17 de março de 2024
    Que baita filme! Até agora, o melhor que vi dos indicados ao Oscar de 2024 (ainda faltam alguns).

Um tom de comédia ácido, com uma bela e inteligente crítica sobre a necessidade do mundo atual de esteriotopar, classificar e reduzir as pessoas a rótulos, por vezes simples e fáceis de ler.

Jeffrey Wright muito bem, com uma merecida indicação ao Oscar.
    Assuero Broussard
    Assuero Broussard

Enviada em 15 de março de 2024
    É sem dúvida um bom filme, com um roteiro inteligente e descontraído, apesar de não ser original. É o melhor filme produzido nos Estados Unidos no ano passado, eu diria que o melhor desde Nomadland. O conteúdo do roteiro, no entanto, não é tão relevante quanto pode parecer num primeiro momento. As questões levantadas sobre a população negra nos Estados Unidos são incrivelmente pertinentes e necessárias, mas não muito acertadas, pois o roteiro se mantém estritamente no tema e não toca em outros aspectos relativos, como a desigualdade social e a falta de oportunidades onipresentes naquele país. Então, é um filme surpreendente, embora raso. O grande impacto vem com uma maravilhosa dose de ambiguidade adicionada intencionalmente. Algo que o Christopher Nolan já fez em outros filmes. Bom saber que Ficção Americana foi agraciado com um prêmio de roteiro adaptado. Sinal de que o Oscar ainda serve para alguma coisa.
    celton santos
    celton santos

Enviada em 15 de março de 2024
    Um filme que redireciona discursos hegemônicos. Não que vá em direção totalmente contrária a eles, mas que discute a sua superficialidade e sua massificação enquanto produto econômico.

Enviada em 11 de março de 2024
    Indicado a melhor filme no Oscar 2024, assim
    Como melhor ator com ótimo Jeffrey que está ótimo, assim como King em um coadjuvante top! Muito bom filme!
    Cilene R.
    Cilene R.

Enviada em 8 de março de 2024
    Filme excelente!! Quanto mais Monk se esforça como professor de literatura contra a armadilha da literatura étnica, mais ele percebe o quão difícil isto é, pois já existe um nicho no mercado cultural estabelecido, seja de livros ou filmes, à espera para devorá-los como forma politicamente correta de tratar diferenças individuais que são pretensamente raciais, inclusive mantido pelos próprios intelectuais pretos.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 8 de março de 2024
    Os estereótipos são padrões construídos pela sociedade e que acabam influenciando na forma e na maneira como rotulamos e retratamos as pessoas. Baseado no livro escrito por Percival Everett, “Ficção Americana”, filme dirigido e escrito por Cord Jefferson, trabalha justamente com essa noção, fazendo um recorte especial sobre como os negros são retratados e vistos pela literatura e pelo cinema.

O professor e escritor Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright, numa sólida atuação indicada ao Oscar 2024 de Melhor Ator) tem, como objeto de estudo de suas obras, os aspectos sociais, políticos e culturais do ser negro nos Estados Unidos. Cansado de ver que o público aparenta estar mais interessado em ler histórias de personagens negros repletas de clichês, ele decide adotar um pseudônimo e escrever um livro de ficção com todas essas marcas que remetem ao lugar-comum relacionado aos negros norte-americanos.

Apesar de ter uma trama imbuída dessa crítica, “Ficção Americana” também se interessa pelos dramas particulares da vida de “Monk”. Na forma como a sua vida privada é retratada pelo diretor e roteirista Cord Jefferson, fica subentendido que o ponto de limite da personagem é um reflexo, também, não só das suas frustrações profissionais, como também das familiares e pessoais.

“Ficção Americana” é uma obra que tem um elemento muito forte em sua narrativa: a metalinguagem. Afinal, estamos diante de um filme cuja ideia principal é transmitida dentro da sua própria linguagem. Ainda que a crítica que Cord Jefferson deseja passar seja importante, fica a incômoda sensação de que o filme não atinge aquilo que deseja transmitir.