Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
740 seguidores
909 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 28 de dezembro de 2024
Poético e impactante, mas poderia ter maior coesão narrativa para uma nota total. "A Flor do Buriti", de João Salaviza e Renée Nader Messora, retrata a história e a resistência do povo indígena Krahô, abordando memórias de massacres, a luta por territórios e a união indígena no Brasil contemporâneo. O filme combina ficção, documentário e elementos fantásticos, seguindo a tradição oral indígena com uma narrativa não linear. A cinematografia poética, marcada por tons que remetem à terra e à cultura indígena, destaca a relação dos personagens com suas raízes e o território ancestral. Com uma sensibilidade única, o filme não apenas informa, mas emociona, trazendo à tona a urgência de preservar essas histórias e culturas.
Ficcionalidade documental sobre um Brasil profundo e violento, que estamos distantes, vivendo em nossas selvas de pedra, divisando nossas vidas sem conseguir imaginar o que se passa nesse Brasil indígena, o que os povos originários passam. Fiquei profundamente tocada com a narrativa do filme e com as diversas camadas que ele apresenta, com uma costura sensível, conectando passado, presente e futuro. A mensagem é um grito de resistência ao jugo, à violência e à exclusão. E um chamado para que possamos fazer mais por esses nossos irmãos que estão lá, lutando pelo direito de existir, pelas florestas e pela natureza, que está acabando devido à ganância, devido à máquina capitalista, que quer triturar tudo...
Muito bom. Retrata o massacre que vitimou as famílias indígenas e a ganância dos fazendeiros assim como a vida deste povo brasileiro no seu dia a dia. São muito boas as imagens e o som envolvente da floresta e também o dialeto deste povo que sobressai nas suas canções. Aconselho aos amantes de cinema a verem este filme porque faz parte da história de um povo que ainda hoje luta pela sua independência e que o mundo precisa saber.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade