Minha conta
    Sem Coração
    Média
    3,0
    19 notas
    Você assistiu Sem Coração ?

    3 Críticas do usuário

    5
    0 crítica
    4
    1 crítica
    3
    1 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    1 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    736 seguidores 888 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 14 de dezembro de 2024
    "Sem Coração", se passa em 1996, durante o início do governo de Fernando Henrique Cardoso. Vencedor do prêmio de Melhor Fotografia no Festival do Rio e do Prêmio Félix, o longa também esteve na disputa pela mostra Horizonti do Festival de Veneza. Produzido por Kleber Mendonça Filho, o filme se desenrola em Alagoas, mais especificamente em um município litorâneo, onde seguimos um grupo de adolescentes de diferentes classes sociais, incluindo filhos de famílias de classe média e trabalhadora.
    Tamara (Maya de Vicq) e seu irmão são filhos de um casal (Maev Jenkings e Erom Cordeiro) prestes a se mudar para Brasília, e aproveitam seus últimos dias na cidade. É nesse contexto que Tamara conhece uma jovem chamada "Sem Coração" (Eduarda Samara), apelido dado em razão de uma cirurgia que ela fez. Filha de pescador, Sem Coração trabalha para ajudar nas finanças da casa, fazendo entregas. Tamara, então, se vê obcecada por ela. Paralelamente, o grupo de amigos tem o hábito de invadir as casas dos vizinhos.
    O roteiro, que explora uma série de subtramas e questões identitárias, aborda de maneira sensível temas como a descoberta da sexualidade, a luta de classes, violência doméstica e homofobia. Os jovens, muitos dos quais não são atores profissionais, desempenham seus papéis com uma autenticidade e frescor que contribuem para o realismo da história.
    Daniel C
    Daniel C

    Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 17 de novembro de 2024
    Foi uma das piores coisas que eu já assisti. Recebi indicação desse filme, dizendo que era fantástico e me assustei, porque não entendi como um filme com tantos problemas foi tão bem recebido. O final é brusco, não causa um sentimento de catarse, é vazio. Tem um efeitinho especial de fogo que mais está para defeito especial. A metáfora da baleia é um pouco dissonante com o resto da obra, um pouco gratuita. Algumas cenas têm composições previsíveis, com os personagens de dente pra câmera em posições não muito orgânicas. Atuações muito ruins, principalmente do casal dono da casa que os meninos invadem. Os problemas de continuidade são gritantes. Em um momento você está vendo uma cena de violência, vem uma transição seca e mostra o mesmo ator sorrindo... Não faz sentido. As cenas que eram para ser marcantes são jogadas tão fora de contexto qu não comovem e são esquecíveis. No fim, nada funciona nesse filme. A gente fica esperando acontecer alguma coisa e, quando percebe, o filme já acabou e você sentiu que perdeu seu tempo.
    Ravi Oliveira
    Ravi Oliveira

    7 seguidores 243 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 21 de agosto de 2024
    "Sem Coração", filme dirigido por um cineasta promissor, apresenta uma trama que se propõe a explorar as complexidades emocionais da perda e do amor. No entanto, apesar de suas intenções, o filme acaba se perdendo em clichês e diálogos que muitas vezes soam artificiais.

    A narrativa gira em torno de personagens que, embora tenham potencial, não são suficientemente desenvolvidos. As atuações variam de medianas a boas, mas a falta de profundidade nas relações interpersonais deixa o espectador com uma sensação de distanciamento, dificultando a empatia. O protagonista, em particular, parece navegar por uma maré de eventos sem realmente experimentar o crescimento ou a transformação que a história sugere.

    Visualmente, "Sem Coração" é competente. A cinematografia captura belos cenários e consegue transmitir uma atmosfera melancólica, que poderia ter sido ainda mais impactante se acompanhada de uma direção mais ousada. Contudo, as escolhas estéticas não compensam totalmente a fragilidade do roteiro, que se arrasta em algumas partes, tornando o ritmo irregular.

    A trilha sonora, embora emotiva, peca por ser previsível. As escolhas musicais parecem seguir um caminho pouco original, o que acaba por tirar parte da intensidade das cenas mais dramáticas. As transições entre os momentos de leveza e os de profundidade emocional, deixando o espectador um tanto confuso sobre o tom que o filme realmente busca.

    Em suma, "Sem Coração" é um filme que, apesar de suas boas intenções e de algumas cenas tocantes, falha em fazer com que o público se importe verdadeiramente com os personagens e suas histórias. Ele pode ressoar com alguns, mas para muitos, poderá ser apenas mais uma tentativa de explorar temas universais sem a profundidade necessária para deixá-los memoráveis. Uma experiência que, no final, deixa mais a desejar do que se esperava.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top