Todo Tempo Que Temos
    Bom
    Todo Tempo Que Temos

Andrew Garfield e Florence Pugh prometem fazer chorar nesse drama romântico no qual o spoiler não é um problema

por Katiúscia Vianna

Andrew Garfield e Florence Pugh são dois astros bem famosos na Hollywood moderna. Ambos são indicados ao Oscar, interpretam heróis da Marvel e possuem grandes legiões de fãs ao redor do mundo. Logo, juntá-los para um romance foi o suficiente para movimentar as expectativas do público online. Além de um cavalo bizarro que virou meme, mas isso é outra história. Porém, será que o carisma inegável da dupla é capaz de segurar Todo Tempo que Temos?

Qual é a história de Todo Tempo que Temos?

We Live in Time (no original) acompanha, de forma não linear, o relacionamento entre Almut (Florence Pugh) e Tobias (Andrew Garfield) - que são unidos por um acidente, mas acabam se apaixonando. Ao longo do filme, vemos vislumbres de suas vidas, desde o início inusitado do namoro, o nascimento de sua filha e até uma doença grave que ataca Almut; fazendo eles perceberem como o tempo é precioso.

Imagem Filmes

E isso não é spoiler. Literalmente sabemos essas 3 principais informações em cerca de 10 minutos de filme. O grande debate ao redor da recente obra de John Crowley (Brooklyn) vai além de saber o que acontece. Qualquer pessoa, principalmente se for antenada em cinema, vai conseguir prever qual é o final. Mas será que esse é realmente o final? A partir de uma história de amor, a proposta do cineasta é discutir qual é o legado que vamos deixar neste mundo.

Todo Tempo que Temos é uma comédia romântica… Com mais tendência pro drama

O roteiro de Nick Payne não é o mais criativo do mundo, mas existe um motivo para clichês serem tão populares: eles funcionam! Então, mesmo prevendo o final, Todo Tempo que Temos traz quase todos os ingredientes necessários para entreter e conquistar o público.

Para começar, parte do filme é executada como uma comédia romântica. Ela é uma determinada chef em busca do sucesso; ele é um empregado tímido de uma empresa de cereal que acabou de se divorciar. Algo inusitado acontece, os opostos se atraem e uma paixão é irresistível. Mas ambos têm visões diferentes sobre seus futuros - principalmente a questão de ter filhos ou não. A mudança de opinião dela nesse quesito me pareceu meio repentina demais, porém receber uma notícia capaz de mudar sua vida pode te fazer perceber algo que não notou antes, talvez?

Imagem Filmes

Apesar das dificuldades, o filme encontra momentos de humor na vida do casal - desde o relacionamento curioso entre Tobias e seu pai, até aqueles clichês (olha eles aí novamente!) sobre como tudo pode dar errado, de maneira cômica, quando uma mulher está dando a luz. A cena do nascimento de Ella é, certamente, um destaque do filme, trazendo leveza tão necessária para uma história tão dramática.

Alguém morre em Todo Tempo Que Temos? Essa não é a pergunta essencial

O segundo ingrediente de Todo Tempo que Temos está bem ali no título. Por um lado, a ordem não linear da trama ajuda a se colocar no lugar desses personagens. Afinal, não lembramos do nosso passado na ordem das coisas; são os momentos importantes que voltam à mente repentinamente, seja por um dos nossos sentidos, ou até mesmo por uma situação semelhante. Isso também ajuda a equilibrar o humor e o drama na narrativa, para não pesar todo o drama da doença de Almut apenas no terço final do filme.

Por outro lado, o que realmente conta aqui é a questão da mortalidade. Almut está tão determinada a aproveitar o máximo do presente, inclusive se envolvendo numa acirrada competição culinária, enquanto Tobias aceitaria sacrificar o presente em favor de um possível futuro. Mesmo com opiniões opostas, ambos surgem a partir do amor que sentem um pelo outro - e pela filha, é claro. Um dos momentos mais poderosos de Florence Pugh no longa é, justamente, quando sua personagem questiona quando é o legado que deixará para Ella.

Imagem Filmes

Não é esse o maior medo de ser pai ou mãe? Mesmo sem nenhuma doença necessariamente, todos nós pensamos como ficarão aqueles que amamos depois que partirmos. Ensinamos o suficiente pros nossos filhos? Qual é a imagem que eles terão de nós? A única certeza que temos na vida é que, uma hora ou outra, a morte vai chegar. Então, o que fazer com o tempo que temos na Terra? Qualquer um pode se identificar com isso - e separar uma caixa de lencinhos para quando for assistir ao filme.

Andrew Garfield e Florence Pugh brilham em Todo Tempo que Temos

Por fim, o grande trunfo de We Live in Time são as performances de Florence Pugh e Andrew Garfield. Além da ótima química entre os dois, ambos se entregam para a obra, sabendo explorar as qualidades e fraquezas de seus personagens - tanto diante da euforia do amor até enfrentar uma situação impossível que ninguém deveria passar. Ninguém poderia imaginar que o amor entre Yelena Belova e Peter Parker seria assim, mas deve gerar algumas fanfics pelo mundo afora.

É verdade que a personagem de Florence é bem mais aprofundada que Garfield, já que tanto sua vida pessoal quanto profissional estão no meio do furacão, digamos assim. Porém, o ator de Tick, Tick... Boom! consegue ser o parceiro de cena ideal para a complexa e passional performance de Pugh, entregando vulnerabilidade e carisma que desejamos ver num galã de romance.

Imagem Filmes

A maior parte de Todo o Tempo que Temos é focado em seu casal principal, mas alguns coadjuvantes também conseguem cenas de destaque: Lee Braithwaite e Douglas Hodge apresentam bons momentos como assistente de Almut e o pai de Tobias. Também fica aqui uma saudação para Kerry Godliman e Nikhil Parmar - que interpretam as pessoas que você mais deseja ver numa lojinha de posto de gasolina.

Qual é a mensagem de Todo Tempo Que Temos?

A verdade é que Todo Tempo que Temos não é um filme perfeito. Nem todas as piadas encaixam da maneira que deviam, existem momentos previsíveis e até meio manipuladores; mas quando ele acerta, o faz com muita emoção. Tinha gente na minha sessão chorando depois de apenas algumas cenas. (Particularmente, eu chorei “somente” durante os 30 minutos finais!) Então, é bem provável que você também fique tocado por ele.

Carregada por grandes performances de Florence Pugh e Andrew Garfield, essa é uma história poderosa, mas vista a partir de um prisma mais simples. Pois o tempo é assim: um dia comum pode se tornar o dia mais importante da sua vida, e tudo pode mudar em apenas um segundo. O importante é perceber o que podemos fazer enquanto ainda temos tempo. E a resposta por trás dessa questão também é simples: amar.

*O AdoroCinema assistiu ao filme no Festival do Rio 2024