Com um salto temporal na rotina e uma Riley adolescente, novas emoções foram inseridas no filme, realocando o antigo elenco, além de substituições em duas emoções bem conhecidas: Nojinho e Medo. Mindy Kaling (The Office) e Bill Hader (Barry) não voltam como dubladores de Nojinho e Medo, papéis que interpretaram, respectivamente no primeiro filme.
Os dubladores brasileiros das novas emoções no filme incluem Tatá Werneck como Ansiedade, Eli Ferreira como Tédio, Gaby Milani como Inveja e Fernando Mendonça como Vergonha. Já as vozes das emoções do primeiro longa permanecem as mesmas: Mia Melo como Alegria, Otaviano Costa como Medo, Dani Calabresa como Nojinho, Leo Jaime como Raiva e Katiuscia Conoro como Tristeza.
Apesar de Divertida Mente 2 estar sendo lançado 9 anos depois do primeiro filme, a história da sequência se passa apenas dois anos após os acontecimentos da primeira parte.
Na versão m inglês, a personagem Tédio se chama Ennui, uma expressão francesa para o sentimento que se manifesta fisiologicamente como uma diminuição de energia e sonolência, como o cansaço que surge devido ao ócio.
O filme arrecadou cerca de US$ 154 milhões no mercado interno em seu fim de semana de estreia, se tornando a segunda maior abertura de um filme de animação, depois de Os Incríveis 2 (2018), da Pixar, com US$ 183 milhões.