Eu gostei muitíssimo deste filme, o qual considero uma lufada de ar fresco dentro do gênero horror, mas especialmente no sub-gênero found-footage, uma das minhas classes de filme que eu mais desfruto, pois filmes como Paranormal Activity, e O Projeto da Bruxa de Blair ficam entre esses filmes que têm um lugar muito especial no meu coração de fã do terror.
Simplesmente, eu amo a forma como os filmes deste sub-gênero tentam assustar o espectador através de atores pouco conhecidos (ou nada conhecidos) e com os meios mais rudimentares, mesmo com sonidos de rangidos numa habitação escura, ou uma porta abrindo-se... Se o filme ficar bem feito e a interpretação dos atores não ser demasiado ruim, então normalmente costumo desfrutar o found-footage, e admiro a capacidade destes filmes para te assustar com a ausência de efetos CGI ou um grande orçamento por trás.
Voltando para Incantation, eu creio que você poderia gostar do filme mesmo se não é um grande fã dos filmes found-footage. A maneira de apresentar a situações de terror é muito mais direita e intensa que em filmes como Paranormal Activity, com muitas apariçoes fantasmagóricas, jumpscares e além disso, uma pequena dose de sangue e de violência . Não obstante, eis que surge o primeiro defeito do filme: a insistência, muitas cenas de horror e todas de uma vez a o longo do filme. Raras vezes teve tempo de tomar fôlego pela sucesão contínua de eventos paranormais, e tudo isso atua em detrimento do suspense.
Eu tivesse gostado de um suspense melhor formado, sem pressa, sem atalhar um caminho de jeito para o terror fácil, mal cozido. Ainda assim, o film contém muitas cenas assustadoras muito bem feitas, e algums instantes que lhe darão calafrios...
Embora, antes de nomear os puntos positivos, há outro defeito que vale a pena mençionar além do terror intenso apresentado tão cedo e com excesso, é o uso imoderado da câmara em situaçoes onde não deveria estar ligada ou gravando. Você ficaria gravando com a câmara sempre nas mãos se ouvisse seu filho bradando aterrorizado na habitação dele? Há várias cenas no filme onde o uso da câmara não é convincente, porque você não ficaria gravando ou agarrando a câmara nessas situaçoes onde há perigo de morte, por exemplo.
Agora, o lado positivo, que é o lado dominante do film. Eu adorei a forte presença do terror asiático, o qual é muito ligado ao folclore dali, mesmo se outros filmes como o ótimo filme japonês "Noroi: The Curse" também exploraram este terror não ocidentalizado. Japao seria a grande novedade no gênero muitos anos atrás após o lançamento de The Ring, Ju-On e outras joias niponas, porém, penso que atualmente há um mundaréu de filmes provenientes de outros países como a Indonesia ou Taiwan com idéias muito interessantes e originais que todo fã do terror deveria assistir, como "Pengabdi Seitan" ou "The Doll".
A interpretação dos atores muito legal, mesmo se haviam alguns atores que eu tivesse preferido ver mais tempo no ecrã, e a reviravolta do final é surpreendente. Não esperava isso e adoro ser surpreendido, por isso o final e um dos pontos positivos de Incantation.
Muito obrigado pela recomendação de Netflix. O quê você está esperando para assistir este filme?