Benoît Magimel e Juliette Binoche, que interpretam os protagonistas, já foram casados na vida real, entre 1998 e 2003. Eles não atuavam juntos desde “Os Filhos do Século”, em 1999.
O filme foi o representante oficial da França para a categoria Melhor Longa-Metragem Internacional na 96º edição do Oscar em 2024.
A história é baseada no romance francês "The Passionate Epicure: La Vie et la Passion de Dodin-Bouffant", do autor Marcel Rouff. No livro, o personagem Dodin-Bouffant é vagamente inspirado em Anthelme Brillat-Savarin (1755 - 1826), um renomado gourmet francês e famoso gastrônomo.
O diretor vietnamita Trần Anh Hùng, levou o prêmio de Melhor Direção em Cannes 2023 por seu trabalho em O Sabor da Vida. Na mesma edição, o longa também foi indicado a Palma de Ouro, prêmio máximo do festival.
A produção do filme contou com o auxílio e orientação profissional do diretor gastronômico Pierre Gagnaire, renomado chef francês e proprietário de um restaurante em Paris vencedor de três estrelas Michelin.